Limpec inaugura terceira célula do aterro sanitário

Iwwa Agência
Publicado 01/06/2010 05:06:30

A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) inaugura quarta-feira (02/06), a terceira célula do Aterro Sanitário, conforme plano de ação estabelecido para 2010. A estimativa é atender a demanda dos 240 mil habitantes do Município nos próximos três anos.

A nova célula ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, com capacidade para receber mais de um milhão de toneladas de lixo. Na oportunidade, será inaugurado também o Eco Ponto, um galpão especialmente construído para estocagem de pneus inservíveis, além de uma unidade para armazenamento de resíduos de amianto.

No local, foram colocadas camadas de argila e impermeabilizantes, instaladas manta de polietileno de alta densidade, construído sistema da camada protetora de manta, mais sistema de drenagem de chorume (líquido gerado do lixo) e drenagem de gases metano para evitar danos ao meio ambiente.

Os gases exalados são canalizados e queimados, evitando assim, mau cheiro e prejuízos à camada de ozônio.

Além de Camaçari, a célula vai atender Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias D’Ávila, São Sebastião do Passé, Mata de São João, Pojuca e, em breve, Catu.

O diretor da Limpec, Domingos Barbosa, espera que esta seja a última célula a ser inaugurada no Município. “Na medida em que for colocada em prática a nova tecnologia, baseada na reciclagem, revitalização e incineração, a vida útil do aterro aumenta, chegando a ponto de serem colocadas apenas cinzas, evitando com isso o acúmulo de resíduos”, concluiu ele.

As grandes novidades para este ano são o lançamento de um edital para transformação de lixo em energia, através da PPP (Parceria Público Privada), e a construção da usina de reciclagem de entulho, que vai funcionar na CLAM (Central de Logística Ambiental), em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Slideshow | 2 fotos

Limpec inaugura terceira célula do aterro sanitário

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.