A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) inaugura quarta-feira (02/06), a terceira célula do Aterro Sanitário, conforme plano de ação estabelecido para 2010. A estimativa é atender a demanda dos 240 mil habitantes do Município nos próximos três anos.
A nova célula ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, com capacidade para receber mais de um milhão de toneladas de lixo. Na oportunidade, será inaugurado também o Eco Ponto, um galpão especialmente construído para estocagem de pneus inservíveis, além de uma unidade para armazenamento de resíduos de amianto.
No local, foram colocadas camadas de argila e impermeabilizantes, instaladas manta de polietileno de alta densidade, construído sistema da camada protetora de manta, mais sistema de drenagem de chorume (líquido gerado do lixo) e drenagem de gases metano para evitar danos ao meio ambiente.
Os gases exalados são canalizados e queimados, evitando assim, mau cheiro e prejuízos à camada de ozônio.
Além de Camaçari, a célula vai atender Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias DÁvila, São Sebastião do Passé, Mata de São João, Pojuca e, em breve, Catu.
O diretor da Limpec, Domingos Barbosa, espera que esta seja a última célula a ser inaugurada no Município. Na medida em que for colocada em prática a nova tecnologia, baseada na reciclagem, revitalização e incineração, a vida útil do aterro aumenta, chegando a ponto de serem colocadas apenas cinzas, evitando com isso o acúmulo de resíduos, concluiu ele.
As grandes novidades para este ano são o lançamento de um edital para transformação de lixo em energia, através da PPP (Parceria Público Privada), e a construção da usina de reciclagem de entulho, que vai funcionar na CLAM (Central de Logística Ambiental), em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur).