Limpec inaugura ponto para coleta de entulho

Iwwa Agência
Publicado 03/09/2009 06:09:26

A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) inaugura nesta sexta-feira (04/09), o primeiro Ponto de Entrega para Pequenos Volumes (PEV) de resíduos da construção civil. O espaço fica localizado na rua Padre Paulo, entrada do bairro Nova Vitória.

Até o início outubro, mais 19 PEVs serão entregues às comunidades do Novo Horizonte, Jaraguá, Lama Preta, Verdes Horizontes, Gleba C, Phoc 3, Piaçaveira, Gleba A, Centro, Parque Satélite, Natal, Inocoop, Camaçari de Dentro, e Ponto Certo. O investimento é de R$ 200 mil.

Os grandes geradores de resíduos da construção civil que produzem mais de dois metros cúbicos de resíduos de construção civil (equivalente a 10 carrinhos de mão) também vão ganhar locais específicos para a disposição dos materiais, as chamadas Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs).

Até o momento, foram estabelecidos três espaços, no bairro do Mangueiral, Phoc, e outro no Parque das Palmeiras.

Os locais para a entrega de resíduos da construção civil estão garantidos pela Lei Municipal número 973/2009, conhecida como Lei do Entulho. Os geradores ficam responsáveis pela destinação adequada dos materiais, bem como a devida separação dos resíduos por classe. O não cumprimento das regras, previstas em Lei, resultam em penalidades como multas, embargos e notificações.

TIPOS DE RESÍDUOS
Todos os resíduos da construção civil devem ser armazenados e distribuídos em quatro classes. A primeira é composta por tijolos, telhas, e blocos. A segunda por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras.

Os resíduos que não possuem tecnologias ou aplicações economicamente viáveis para a reciclagem ou recuperação do material, como o gesso, contemplam a terceira classe.

A última categoria é formada por tintas, solventes, óleos, reparos de clínicas radiológicas, e instalações industriais. Os materiais não podem ser misturados aos demais, pois são perigosos.

Foto: Nelinho Oliveira

Moradores podem descartar até 2 metros cúbicos de entulho -

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.