Limpec e UFBA são parceiras em pesquisa sobre o lixo

Iwwa Agência
Publicado 14/05/2010 05:05:40

O estudo tem por objetivo diminuir a contaminação da água e do solo com a redução da carga poluidora do chorume. Na parceria, fica sob responsabilidade da Limpec a disponibilização do chorume, bem como antigos estudos feitos pela empresa e o fornecimento das características do lixo gerado no Município. O projeto inicia em 2011 e será concluído em dois anos. A expectativa é de que em seis meses de pesquisa sejam apresentados os primeiros resultados.

Para o diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa, a parceria será extremamente positiva. “Vamos contar com um corpo acadêmico dotado de conhecimentos, que contribuirão para a descoberta de um novo mecanismo de tratamento dos resíduos líquidos do lixo”.

De acordo com o coordenador do projeto e professor de Tratamento de Águas Residuais, da área de mestrado da UFBA, Luciano Matos Queiroz, “a participação da Limpec será fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que a empresa é referência no tratamento de resíduos”.

Para Viviana Zanta, coordenadora do mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento (Maasa) da UFBA, os resultados obtidos com o projeto trarão benefícios a todo Brasil.

PROJETO
O projeto faz parte de uma rede de pesquisa formada por 14 universidades no Brasil, entre as quais a UFBA, que coordena o projeto através do Departamento de Engenharia Ambiental. A pesquisa é mantida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foto: Carol Garcia

Diretor da Limpec se reúne com professores da UFBA -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.