Limpec é a primeira na Bahia a receber amianto

Iwwa Agência
Publicado 03/03/2010 05:03:22

A Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) sai na frente e se torna a primeira na Bahia a ter licença, concedida pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), para receber e estocar temporariamente resíduos produzidos com amianto. A licença foi concedida em caráter emergencial e provisório, por um prazo de 120 dias, enquanto são providenciadas as documentações necessárias para torná-la permanente.

O serviço de destinação dos resíduos é pago e custa R$ 900,00 por tonelada, o que equivale a R$ 0,90 por quilo. O gerador de resíduos produzidos ou contaminados por amianto, seja ela pessoa física ou jurídica, deve entrar em contato com o setor comercial da Limpec, através do telefone (71) 3621-4655, ramal 232, para receber as orientações sobre os serviços de coleta, se necessário, e destinação final do material.

Os resíduos feitos de amianto serão armazenados temporariamente em contêineres isolados e cobertos, que ficarão alojados em uma área de 1 mil metros quadrados devidamente delimitada, sinalizada e fiscalizada. O espaço fica dentro da Central de Logística Ambiental (Clam) que também abriga o aterro sanitário e várias outras unidades de tratamento da Limpec.

Para assegurar a correta destinação dos resíduos de amianto e evitar contaminações, a Limpec firmou convênios com unidades, fora do estado e que estão licenciadas para processar os resíduos.

As indústrias do Município são os principais beneficiados com a habilitação da Limpec para receber e armazenar temporariamente os produtos feitos com amianto, uma vez que deixam de contratar os serviços de empresas de outro estado e assim reduzem os custos com o descarte dos materiais.

O amianto é um dos resíduos da construção civil mais perigosos, pois libera partículas nocivas à saúde que podem causar problemas respiratórios e contaminar o solo. Caso os materiais sejam descartados de forma irregular podem ocasionar problemas para a população.

Entre os principais produtos que contêm amianto estão telhas, caixas d’água de cimento-amianto, tecidos especiais, lonas e pastilhas de freios, dentre outros.

Foto: Carol Garcia

Um espaço específico foi destinado para receber o amianto -

Mais Notícias

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

Festas juninas de Camaçari movimentam a economia e o turismo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us