A Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari) se reúne com o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) para discutir com as empresas do Pólo Petroquímico as questões relativas ao descarte de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
O encontro está marcado para o dia 3 de julho, às 14h, na sede do Cofic.
O debate é necessário para evitar casos como o ocorrido semana passada, quando uma empresa situada no Pólo se preparava para fazer o descarte ilegal dos equipamentos. O fato só não se consumou porque fiscais da Limpec perceberam a movimentação suspeita nas imediações do aterro sanitário antigo, acionaram a Secretaria de Saneamento e abordaram as pessoas que fariam a incineração irregular.
De acordo com a Limpec, os EPIs de área industrial dever ser incinerados em equipamentos apropriados para evitar danos ao meio ambiente e à população.
Caso seja realizado de forma irregular, em locais públicos e a céu aberto, as empresas podem ser autuadas com base na Lei 9.605/98 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), que se refere aos crimes ambientais. Em Camaçari, as incinerações podem ser realizadas na Limpec ou na Cetrel (Central de Tratamento dos Efluentes Líquidos).