Limpec destaca consciência ambiental

Iwwa Agência
Publicado 05/06/2012 02:06:36

Com o objetivo de conscientizar a população de Camaçari sobre a importância do aproveitamento de resíduos de materiais recicláveis, a Prefeitura de Camaçari, através da Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), realizou uma exposição, na Estação Rodoviária, com peças confeccionadas com garrafas plásticas e de vidro, além da maquete do aterro sanitário do Município.

Em parceria com a Copemarc (Cooperativa de Material Reciclável), a iniciativa foi realizada nesta terça-feira (05/06), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A escolha do local para exposição foi devido ao fluxo de pessoas bem diversificado, “o que possibilita uma melhor divulgação e uma maior possibilidade de conscientização”, explica a coordenadora da Limpec, Neide Cavalcanti.

“Além de conscientizar a população, o objetivo da exposição é mostrar também como podem ser aproveitados os resíduos ordinários da coleta domiciliar, a trajetória do papel desde a extração da madeira até chegar a Cooperativa”, acrescentou a coordenadora.

Outro ponto importante, segundo a engenheira ambiental e supervisora da Limpec, Fabiana Azevedo, é mostrar o caminho dos resíduos e como eles devem ser distribuídos. “Existe um processo de separação e distribuição de alguns materiais como, vidro, papel e plástico, que passam pela coleta seletiva e depois são enviados para a Copemarc, que fica próxima a Limpec, o que facilita todo o trabalho”, ressaltou.

A engenheira ambiental disse ainda que o processo de reciclagem é muito amplo e exige um cuidado especial e criterioso para a não contaminar o lixo. Através da maquete do aterro sanitário de Camaçari, a população conheceu o Eco Ponto, espaço específico para reciclar pneus velhos, vendidos para a produção de asfalto.

Além do Eco Ponto, existe também o incinerador, onde acontece a incineração de animais mortos e de resíduos hospitalares, “estes últimos não deve ser misturados com outros tipos de materiais”, explica Fabiana Azevedo.

De acordo com a administradora do Terminal Rodoviário, Solange Machado, é fundamental esse tipo de exposição, pois pelo local passam mais de 2 mil pessoas por dia. “O Terminal sempre abre espaço para esses tipos de divulgação e hoje é um momento muito oportuno por se tratar do Dia Mundial do Meio Ambiente”, explicou.   

Camaçari dispõe de 17 pontos de coletas de resíduos, distribuídos em diversos pontos da cidade. Até o mês de agosto, a Limpec deve ampliar para 22.

 

Slideshow | 6 fotos

Limpec destaca consciência ambiental

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.