A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) vai criar o Plano Diretor de Saneamento Ambiental.
A ação, que será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Governo (Segov), foi debatida, nesta quarta-feira (04/03), entre o novo diretor presidente, Domingos Barbosa, e diretores, assessores técnicos, gerentes de educação ambiental e gerentes operacionais da orla e sede.
De acordo com Domingos, o órgão está se ajustando à reforma administrativa do governo, sem, no entanto, deixar de oferecer bons serviços à população.
Dentre as novas ações está a coleta alternada dos resíduos, que vai propor aos moradores uma nova rotina, com dias e horários na hora de deixar o lixo, e a coleta seletiva, através de catadores que atuam nos bairros.
Agora, a Limpec funcionará apenas como fiscalizador e não se responsabilizará pelo lixo deixado pelas clinicas e hospitais. Eles serão os geradores e responsáveis pelo destino dos detritos.
Será feita a manutenção dos equipamentos existentes no aterro sanitário, e a compra de mais uma retroescavadeira.
Camaçari tem hoje o segundo melhor aterro sanitário da Bahia e um dos melhores do Brasil, que recebe resíduos de oito municípios, a exemplo de Simões Filho, São Francisco do Conde, Candeias, Madre Deus, São Sebastião do Passe e Dias D`avila.
A varrição das ruas continuará sendo realizada diariamente, tendo como principal foco o centro. Será feito um diagnóstico do Município como um todo, para definir as áreas mais necessitadas e carentes.
Orla
A Limpec atende também a orla de Camaçari, de Vila de Abrantes a Barra de Pojuca, durante as lavagens, com limpeza antes e após os eventos, e vai trabalhar dobrado na Festa de Arembepe, que acontece de 13 a 16 de março.
Também está realizando trabalho de conscientização dos barraqueiros e população flutuante, através de distribuição de panfletos, calendários e imãs de geladeira, informando o dia e horário da coleta de lixo

Reunião foi coordenada pelo presidente Domingos Barbosa -