Limpec cria Programa de Coleta Seletiva

Iwwa Agência
Publicado 15/11/2011 04:11:54

No próximo dia 23, às 8h30, a Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari) lança o Programa de Coleta Seletiva, no auditório 4 da Cidade do Saber. Durante o evento, serão apresentados os resultados do projeto piloto realizado em cinco condomínios residenciais do Município.

O Programa foi construído a partir das diretrizes da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem o objetivo de proporcionar um modelo de coleta seletiva solidária que integre a sociedade e os catadores de materiais recicláveis.

Iniciado em setembro deste ano, o programa é desenvolvido nos condomínios Praia de Itacimirim, no Bairro Novo, Verde Ville, no Ponto Certo, Parque Florestal, na Gleba B, Nova Camaçari, na Gleba C, e Residencial Morada dos Pinheiros, na Gleba H, todos na sede do Município.

No momento, o intuito é caracterizar os resíduos domiciliares, fundamental para definir o modelo a ser implantado na coleta.

Nos condomínios participantes do projeto piloto foram implantados quatro containeres para o recolhimento dos resíduos sólidos, sendo um para lixo orgânico, um para metais e vidro, um para papel e um para plástico. Nesta fase experimental estão sendo recolhidos cerca de seis mil quilos de lixo, por mês, nos condomínios participantes.

A coleta é realizada pela Sesp (Secretaria Municipal dos Serviços Públicos), sempre as terças e quintas-feiras pela manhã. Em seguida, o material recolhido passa por uma triagem da Limpec.

Após esse processo, os resíduos são enviados à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), que realiza uma nova triagem e, posteriormente, vende o material. Apenas no Residencial Morada dos Pinheiros existe uma casa de lixo onde o material é separado e transportado pela Coopmarc. 

Para a moradora do Residencial Morada dos Pinheiros, Jaileme Mendes, “o projeto é maravilhoso, muito útil, ajuda a conscientizar as pessoas e preserva o meio ambiente”. Integrante do grupo gestor do condomínio, Jaileme confessa que mesmo com o trabalho de educação ambiental realizado para a implantação do projeto, muitos moradores não separam o lixo para descarte, o que prejudica o desenvolvimento do programa.

Através do programa, a Limpec contribui para que Camaçari assuma os princípios estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, já que é responsável pelos resíduos gerados no território municipal.

A Coleta Seletiva também envolve e conscientiza o consumidor/gerador, além de incentivar a inclusão do catador de materiais recicláveis e colaborar com a economia do dinheiro público utilizado no tratamento do lixo em Camaçari.

 EXPANSÃO

De acordo com a Limpec, o projeto piloto do Programa de Coleta Seletiva estará em avaliação até março de 2012. A partir dos resultados obtidos, a iniciativa será expandida para mais cinco condomínios e outros setores da sociedade.

Entre os novos projetos pilotos é possível destacar a adesão dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), a partir de janeiro de 2012, antes utilizados exclusivamente para recebimento de entulho e que serão associados ao Programa com a instalação de containeres de coleta seletiva.

Ainda está prevista parceria com o Governo do Estado para instalação do Projeto Recicle Já Bahia, a ser implantado nas repartições públicas federais, estaduais e municipais.

Pode-se destacar também parcerias com empresas privadas, coleta seletiva no comércio e na indústria através das associações de classes e trabalho de educação ambiental nas escolas municipais.

Slideshow | 2 fotos

Limpec cria Programa de Coleta Seletiva

Mais Notícias

Vacinação meningocócica C para crianças e trabalhadores da saúde é prorrogada

Vacinação meningocócica C para crianças e trabalhadores da saúde é ...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us