No próximo dia 23, às 8h30, a Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari) lança o Programa de Coleta Seletiva, no auditório 4 da Cidade do Saber. Durante o evento, serão apresentados os resultados do projeto piloto realizado em cinco condomínios residenciais do Município.
O Programa foi construído a partir das diretrizes da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem o objetivo de proporcionar um modelo de coleta seletiva solidária que integre a sociedade e os catadores de materiais recicláveis.
Iniciado em setembro deste ano, o programa é desenvolvido nos condomínios Praia de Itacimirim, no Bairro Novo, Verde Ville, no Ponto Certo, Parque Florestal, na Gleba B, Nova Camaçari, na Gleba C, e Residencial Morada dos Pinheiros, na Gleba H, todos na sede do Município.
No momento, o intuito é caracterizar os resíduos domiciliares, fundamental para definir o modelo a ser implantado na coleta.
Nos condomínios participantes do projeto piloto foram implantados quatro containeres para o recolhimento dos resíduos sólidos, sendo um para lixo orgânico, um para metais e vidro, um para papel e um para plástico. Nesta fase experimental estão sendo recolhidos cerca de seis mil quilos de lixo, por mês, nos condomínios participantes.
A coleta é realizada pela Sesp (Secretaria Municipal dos Serviços Públicos), sempre as terças e quintas-feiras pela manhã. Em seguida, o material recolhido passa por uma triagem da Limpec.
Após esse processo, os resíduos são enviados à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), que realiza uma nova triagem e, posteriormente, vende o material. Apenas no Residencial Morada dos Pinheiros existe uma casa de lixo onde o material é separado e transportado pela Coopmarc.
Para a moradora do Residencial Morada dos Pinheiros, Jaileme Mendes, “o projeto é maravilhoso, muito útil, ajuda a conscientizar as pessoas e preserva o meio ambiente”. Integrante do grupo gestor do condomínio, Jaileme confessa que mesmo com o trabalho de educação ambiental realizado para a implantação do projeto, muitos moradores não separam o lixo para descarte, o que prejudica o desenvolvimento do programa.
Através do programa, a Limpec contribui para que Camaçari assuma os princípios estabelecidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, já que é responsável pelos resíduos gerados no território municipal.
A Coleta Seletiva também envolve e conscientiza o consumidor/gerador, além de incentivar a inclusão do catador de materiais recicláveis e colaborar com a economia do dinheiro público utilizado no tratamento do lixo em Camaçari.
EXPANSÃO
De acordo com a Limpec, o projeto piloto do Programa de Coleta Seletiva estará em avaliação até março de 2012. A partir dos resultados obtidos, a iniciativa será expandida para mais cinco condomínios e outros setores da sociedade.
Entre os novos projetos pilotos é possível destacar a adesão dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), a partir de janeiro de 2012, antes utilizados exclusivamente para recebimento de entulho e que serão associados ao Programa com a instalação de containeres de coleta seletiva.
Ainda está prevista parceria com o Governo do Estado para instalação do Projeto Recicle Já Bahia, a ser implantado nas repartições públicas federais, estaduais e municipais.
Pode-se destacar também parcerias com empresas privadas, coleta seletiva no comércio e na indústria através das associações de classes e trabalho de educação ambiental nas escolas municipais.