Responsável pela gestão dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos urbanos e industriais do Município, a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) completa 33 anos de fundação no dia 5 de setembro, ocasião em que comemora importantes resultados que garantem mais qualidade de vida à população.
Tendo como foco a geração de emprego e renda, com base em ações sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente, a Limpec também desenvolve atividades de educação ambiental em escolas e nas comunidades.
Entre os projetos de destaque desenvolvidos pela empresa estão o Eco Ponto, galpão para armazenamento temporário de pneus inservíveis retirados das ruas, e o depósito para recepção temporária de produtos com amianto, um dos resíduos da construção civil que libera partículas nocivas causadoras de problemas respiratórios e que contaminam o solo.
Todas as ações da empresa são voltadas para a redução, reutilização e reciclagem de resíduos. Além disso, a Limpec busca promover a aproximação e a troca de informações com a população para estimular a participação cada vez maior da sociedade no processo de preservação ambiental.
O cuidado com o meio ambiente é o mote para o desenvolvimento do projeto piloto de coleta seletiva que será lançado ainda este ano pela Limpec. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de cooperativas de reciclagem e o reaproveitamento de resíduos.
A Empresa de Limpeza Pública ainda oferece serviços de consultoria para gestão ambiental, a exemplo de elaboração de Planos Diretores de Limpeza Urbana (PDLU), Legislações Ambientais Municipais, Programa de Educação Ambiental, dentre outros.
A Limpec foi criada através da Lei Municipal nº. 078/78, em 05 de setembro de 1978. Atualmente, além de fiscalizar o saneamento do Município, a empresa recebe resíduos das cidades de Pojuca, Madre de Deus, Dias D’Ávila, São Sebastião do Passé, Catu e Mata de São João.

Limpec deve lançar projeto piloto de coleta seletiva -