Limpec comercializa produtos recicláveis

Iwwa Agência
Publicado 27/05/2009 09:05:38

A Gerência de Imagem, Ações Educativas e Ambientais (Geama) da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), agora comercializa produtos recicláveis. A iniciativa visa reduzir os impactos ambientais causados pela destinação irregular de resíduos.

A venda de produtos feitos com materiais recicláveis é uma prática recente e atende a diversos pedidos feitos à Geama durante as exposições. “O projeto permite a comunidade visualizar que é prático e possível trazer de volta ao ciclo de produção materiais que seriam descartados, com valor agregado e possibilidade de renda”, diz Ana Claudia Santiago, coordenadora da Geama.

Entre os produtos estão poltronas, mesas, luminárias, bolsas e cartões de visitas.

Os mais vendidos são as luminárias, comercializadas a partir de R$ 50,00. O valor é bem inferior aos industrializados, encontrados no mercado, a partir de R$ 150,00.

As luminárias produzidas pela oficina de reciclagem da Limpec, são confeccionadas em papel reciclado artesanal com fibra de bananeira e tem como diferencial o design, que agrega valor ao produto.

Mais de 20 colaboradores entre artista plástico, designer, coordenadores, auxiliares e estagiários são responsáveis por uma produção diária de 120 folhas de papel reciclado e uma média de cinco peças.

A rotina de fabricação varia de acordo com o grau de complexidade e o volume encomendado.

A oficina de reciclagem trabalha com uma variedade de materiais recicláveis que compreende pneus, papelão e papéis diversos, plásticos, latas de alumínio e tetra pak.

O tempo de decomposição dos materiais utilizados varia de acordo com os fatores climáticos de exposição, mas o plástico, por exemplo, levaria mais de 100 anos para ser degradado.

GEAMA
Criada em 2006, a Gerência de Imagem, Ações Educativas e Ambientais (Geama) da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) atende escolas, empresas e comunidades, ministrando palestras e aplicando atividades lúdicas de educação ambiental.

Nas atividades são trabalhados temas como lixo e destinação final, coleta seletiva, uso racional da água e degradação do meio ambiente. Jogos educativos e oficinas de reciclagem também auxiliam na apresentação de conceitos e estímulo de práticas conscientes.

Na sede, há ainda um espaço destinado à agricultura orgânica, batizado de “Fazendinha”, em que visitantes e colaboradores trabalham conceitos como a Compostagem. Um pequeno criatório de abelhas e uma mini-horta também fazem parte do acervo da Limpec, que dispõe da produção de hortaliças, ervas e mel para os colaboradores da empresa.

Foto: Agnaldo Silva

Oficina funciona com 120 pessoas entre técnicos e estagiários -

Mais Notícias

Prefeito discute parceria com Condomínio Busca Vida para construção de escola

Prefeito discute parceria com Condomínio Busca Vida para construção...

Aulas da 3ª turma do curso de Libras seguem para encontros finais

Aulas da 3ª turma do curso de Libras seguem para encontros finais

Educadora é retratada em exposição

Educadora é retratada em exposição "Mulheres - histórias cotidianas"

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us