Com o objetivo de difundir a economia solidária e o desenvolvimento local, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realiza este mês, no campus 19 em Camaçari, uma série de oficinas direcionadas às cooperativas populares.
A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) foi convidada a participar do evento, devido ao reconhecido o trabalho realizado com a Coopermac (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari) e com a Cooperativa Renascer e Reciclar.
As oficinas são direcionadas para coordenadores de cooperativas populares, cooperativados e o público em geral. Participam também técnicos e assessores da gerência de Ações Institucionais da Limpec.
Para o coordenador de Criação de Cooperativas da Limpec, Laurêncio Daiello, as oficinas qualificam os cooperados e criam alternativas de renda para as cooperativas. A oficina de cooperativas populares é uma realização de todas as universidades estaduais mais a Ufrb (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).
PROGRAMAÇÃO
Na segunda-feira (19/10), será realizada a oficina de incubadora de cooperativas populares, com a professora da UFRB Alessandra Azevedo.
No dia 21, a professora da Uneb Marta Leone realiza curso sobre o estudo de gênero, uma análise sobre a qualidade das atividades do homem e da mulher, enquanto cooperados.
Nos dias 22, 23 e 24, a professora da Uneb Ana Beatriz Simon faz oficina sobre Design Participativo. O curso ensina a fazer reciclagem a partir dos resíduos sólidos de lixo.
Planejamento participativo em cooperativas populares é o tema que a professora Alessandra Azevedo vai apresentar no dia 26.
Fechando a programação, no dia 29 (sexta-feira), acontece uma palestra sobre a metodologia do educador Paulo Freire, ministrada pela professora da Uneb, Ronalda Barreto. Todas as oficinas começam às 9h.

Técnicos da Limpec ensinam reciclagem e preservação -