A Prefeitura, por meio da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), obteve a renovação da licença de operação do aterro sanitário de Camaçari pelo prazo de cinco anos. A permissão foi liberada pela Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
Renovada a cada cinco anos, a concessão da licença representa mais uma conquista para o Município e permite o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que determina que todos os municípios devem operar com aterros sanitários licenciados até 2014.
Para conseguir a renovação da licença, o poder público atendeu todas as condicionantes definidas na licença anterior e investiu na qualificação da equipe técnica, em equipamentos, em obras de infraestrutura e em serviços de monitoramento da qualidade do ar nas áreas de influência do aterro, sempre de forma responsável e comprometida com a sustentabilidade ambiental.
De acordo com a presidente da Limpec, Lezineide Andrade, a licença vai dar uma condição segura ao Município de continuar com a operação do aterro sanitário, que atende ainda a cinco municípios da Região Metropolitana, como Dias D’Ávila, São Sebastião do Passé, Pojuca, Mata de São João e Madre de Deus, além de outros municípios baianos e de outros estados brasileiros, que descartam resíduos no aterro de Camaçari.
O Aterro Sanitário de Camaçari está localizado no quilômetro 3, da Via Atlântica, antiga estrada da Cetrel, e é gerenciado pela Limpec. Atualmente, o local recebe 700 toneladas de resíduos por dia e é composto por três células utilizadas para estocagens temporárias de lâmpadas fluorescentes, de resíduos de produtos de amianto e de pneus inservíveis, assim como, para o tratamento e destinação final de resíduos sólidos – classe II – Urbanos e Industriais.

Licença do aterro é renovada por mais cinco anos -