Leonardo Boff profere palestra na Cidade do Saber

Iwwa Agência
Publicado 03/09/2008 02:09:07

Um dos mais influentes filósofos da atualidade, Leonardo Boff, que também é um dos mais famosos teólogos do Brasil, estará em Camaçari na sexta-feira da próxima semana, dia 12 de setembro, para participar do Seminário de Acolhimento das Unidades de Saúde com Enfoque na Humanização do Atendimento, a ser realizado na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Considerado um dos principais fundadores, teóricos e praticantes da Teologia da Libertação, que propõe uma atitude em defesa dos pobres e oprimidos pela Igreja Católica, o que lhe valeu, inclusive, punição por parte do Vaticano, o filósofo catarinense chega a Salvador às 12h do dia 11 de setembro, quinta-feira da próxima semana.

HUMANIZAÇÃO
A humanização do atendimento sempre foi uma das principais preocupações do sistema de saúde pública de Camaçari. O assunto já foi objeto de cursos que reuniram mais de 200 profissionais da área, concluídos com a realização de dois importantes seminários.

Com o mesmo objetivo, a Secretaria de Saúde (SESAU) do Município promoveu, em setembro do ano passado, evento que tratou exclusivamente do tema Humaniza SUS. Um outro curso, abordando a questão, mobilizou mais de 120 recepcionistas que trabalham nos postos de atendimento espalhados por Camaçari.

Natural de Concórdia, em Santa Catarina, Leonardo Boff completa 70 anos de idade em 14 de dezembro. Formado em Filosofia e Teologia, foi professor em universidades de credibilidade internacional como a de Salamanca, na Espanha, de Lisboa, em Portugal, Harvard, nos Estados Unidos, Basel na Suíça e Heidelberg, na Alemanha.

Por causa da firme militância na Teologia da Libertação, e nas teses que defendia propondo uma ação progressista do clero – é autor do livro Igreja: carisma e poder – foi condenado, em 1984, a um ano de silêncio obsequioso e teve suspensas todas as funções editorias e de magistério religioso. Dois anos depois, devido as fortes pressões internacionais, o Vaticano foi forçado a suspender a pena.

Leonardo Boff faz palestra no seminário em Camaçari às 14h, quando aborda justamente a importância de a administração pública assumir o compromisso de buscar a humanização no atendimento na área de saúde.

Foto:

Boff é um dos mais famosos teólogos do Brasil -

Mais Notícias

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.