Leonardo Boff elogia sistema de saúde de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 12/09/2008 02:09:44

Fortalecer e humanizar ainda mais o atendimento da saúde em Camaçari. Esse foi o foco da palestra de Leonardo Boff, um dos mais importantes filósofos da atualidade, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (12/09), no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, durante o Fórum de Acolhimento nas Unidades de Saúde com Enfoque na Humanização do Atendimento.

O filósofo elogiou o trabalho desenvolvido na área de saúde no Município e mostrou-se surpreso com a Cidade do Saber. “Conhecia Camaçari apenas como cidade industrial. Mas vejo que a cultura e educação são fortes aqui, a Cidade do Saber é algo extremamente contemporâneo e acessível à população.”

Com o tema Acolhimento e Atendimento Humanizado, o palestrante abriu o evento falando que a saúde precisa ser pensada através de uma perspectiva mais ampla. E nesse sentido, está a importância do “cuidado” na relação médico e paciente. O cuidar é a melhor forma de humanizar o atendimento.

Leonardo Boff disse que não adianta médicos e enfermeiros possuírem apenas formação acadêmica, é preciso compaixão e sensibilidade ao tratar pessoas doentes, características importantes que todo profissional de saúde precisa ter.

Os pacientes precisam sentir-se acolhidos e aí entra a humanização da saúde: os profissionais precisam cuidar dessas pessoas e não deixá-las sozinhas em seu sofrimento, porque muitas vezes a solidão é pior do que a doença.

Outro aspecto importante do atendimento humanizado é incentivar a autonomia do paciente e a vontade em alcançar a cura. Antes de qualquer coisa, os médicos têm de ver primeiro os pacientes e depois a doença. Eles precisam saber tocar os pacientes e atendê-los de forma delicada e atenciosa.

O filósofo encerrou a palestra com a explicação de que a relação humanizadora é aquela em que existe carinho, compaixão, sensibilidade e, acima de tudo, o cuidado. O ser humano é vulnerável e precisa de cuidados especiais quando enfermos.

Ao final da palestra, houve debate com Leonardo Boff, mediado pela secretária da Saúde (Sesau) de Camaçari, Efigênia Cardoso.

Foto: Agnaldo Silva

Teólogo aprova projeto social da Cidade do Saber -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.