Lei Geral é aprovada até agosto

Iwwa Agência
Publicado 27/07/2010 02:07:49

Camaçari deve ter Lei Geral sancionada até final de agosto.

A notícia foi dada terça-feira (27/07), pelo presidente do Comitê Metropolitano de Pequenas e Micro Empresas e assessor da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Júlio César Andrade, durante a Oficina de Municipalização da Lei Geral 123/06 e do Micro Empreendedor Individual (MEI).

A oficina segue até quinta-feira (29/07).

O objetivo do encontro é dotar os participantes de informações que contribuam para a elaboração e a funcionalidade da Lei Geral de Camaçari e dos outros seis municípios da região metropolitana, dentre eles Simões Filho, Madre de Deus, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, São Francisco do Conde e Itaparica.

A oficina está dividida em dois cursos, um sobre a Lei Geral 123/06 e outro sobre a Lei Complementar 128/2008, que trata do MEI.

Durante o treinamento serão feitos estudos de casos e dinâmicas de grupo. Os cursos possuem um total de 22 horas/aulas, 11 para cada tema, distribuídas em três dias de capacitação. As aulas são das 8h30 às 17h.

Ao final da oficina os representantes dos Municípios serão certificados. De acordo com o instrutor do Sebrae, Josiel Borges, o curso vai facilitar a implementação da lei em instância municipal.

Durante o encontro será dado um foco desenvolvimentista para que a ação traga geração de emprego e renda às cidades. “Não basta apenas implantar, tem que fazer funcionar”, disse Josiel Borges.

Dos municípios envolvidos na capacitação alguns já possuem a Lei Geral Municipal, a exemplo de Lauro de Freitas e Simões Filho. Em outros o projeto está em fase de tramitação na Câmara de Vereadores, como Camaçari e Dias D’Ávila. No caso de Itaparica, ainda não houve elaboração da lei.

Para o auxiliar administrativo da Secretaria do Desenvolvimento Urbano de Itaparica, Pedro Lúcio Reis, o curso vai ser de fundamental importância para a construção da Lei Geral do Município.

“Aqui temos vários casos e a troca de experiência vai nos dar um direcionamento e evitar erros que eventualmente tenham sido cometidos na construção da lei de algum município”, disse.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Frente Nacional dos Prefeitos.

LEI GERAL

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) institui e legaliza o tratamento diferenciado e favorecido aos empreendimentos de pequeno porte no âmbito federal, estadual e municipal.

Dentre os benefícios estão a redução de burocracias para abertura, fechamento e alteração contratual de empresas, diminuição de carga tributária e pagamentos de taxas e tarifas.

De acordo com o assessor da Sedec de Camaçari, Júlio César Andrade, o foco do Município está voltado para as MPE’s.

“Não vamos esquecer das empresas de grande porte, mas daremos ênfase às ações que estimulem o desenvolvimento das menores”, esclareceu Júlio César.

Slideshow | 2 fotos

Lei Geral é aprovada até agosto

Mais Notícias

CASC completa cinco anos com cerca de 200 mil atendimentos

CASC completa cinco anos com cerca de 200 mil atendimentos

Centro Comercial fica fechado no feriado de 28 de Setembro

Centro Comercial fica fechado no feriado de 28 de Setembro

STT segue com intervenções para instalação dos 15 semáforos inteligentes

STT segue com intervenções para instalação dos 15 semáforos intelig...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us