A história do povo negro e a participação na sociedade foram discutidas nesta quinta-feira (20/11), na Câmara de Vereadores de Camaçari, em sessão especial que homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês. Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano falou das políticas públicas de ação afirmativa desenvolvidas no Município.
Atualmente, as demandas do grupo são debatidas e encaminhadas pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Coopir), responsável pela articulação junto às instituições governamentais e não-governamentais.
Luiz Caetano lembrou que em Camaçari o projeto de inclusão social foi ampliado com a construção da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
A Cidade do Saber representa um marco na transformação social do Município. Ela rompe qualquer tipo de preconceito, acaba com os guetos e abre espaço à pluralidade. O prefeito ainda garante que irá ampliar serviços nas áreas de educação e saúde.
Também funcionam no Município, o Programa Moju, que em iorubá significa saber. O projeto obedece a Lei federal nº 10.639, que torna obrigatório conteúdos sobre História e Cultura Afro-Brasileira no currículo das escolas públicas municipais. A lei é voltada para alunos do ensino fundamental II (5ª a 8ª séries).
Luiz Caetano ainda lembrou que em breve a Câmara de Vereadores irá votar os projetos de lei que tratam do Estatuto Municipal da Igualdade Racial e do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Camaçari.
Segundo Ivonete Mota, coordenadora municipal da Promoção de Igualdade Racial, as conquistas obtidas representam um grande avanço para o povo negro. Essa discussão de hoje na Câmara de Vereadores é um momento de reafirmação. Tivemos muitas conquistas em nosso Município nos últimos anos, opina.
Também estiveram presentes na sessão especial a vice-prefeita Tereza Giffoni, os secretários do Esporte e Lazer (Sedel), Vital Oliveira, da Saúde (Sesau), Efigênia Cardoso, da Mulher (Semu), Aurenita Castillo, da Assistência Social (Seas), Carlos Silveira, do Saneamento Básico (Sesan), Everaldo Siqueira, da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), Djalma Machado, além do deputado estadual Bira Coroa.
Entre os vereadores, marcaram presença a presidente da Câmara, Luiza Maia (PT), Jair Costa (PRB), Gil D´Errico (PMDB), José Matos (PDT), João da Galinha (PSB) e Carmem (PTB).

Caetano falou da Coordenadoria de Promoção da Igualdade -