Começa dia 16 , o ciclo de lavagens na orla de Camaçari. A primeira festa é a de Monte Gordo/Guarajuba, que só termina na segunda-feira (19/01), com o Baile dos Coroas, na Associação de Moradores.
Os eventos, promovidos pela Prefeitura, misturam o religioso com o profano e só terminam depois do Carnaval, com o Festival de Arembepe, a ser realizado em março.
As festas têm o objetivo de manter as tradições, oferecer lazer e cultura para a população da orla, valorizar os artistas do município e incrementar a economia local.
De 23 a 26/01, será a vez de Barra do Pojuca, cuja lavagem tem início às 12h, com a tradicional procissão em homenagem a São Francisco de Assis. O cortejo de dois quilômetros de percurso sai da Lagoa de Itacimirim até o Largo da Igreja Católica.
Acontece de 30 de janeiro até 2 de fevereiro a Lavagem de Jauá, que também homenageia a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade. Os moradores percorrem três quilômetros e saem de Gajurus até a igreja, no largo do Papagaio. A festa encerra com o Baile dos Coroas, no dia 2 de fevereiro, às 20h, na Associação de Moradores.
As duas lavagens menores são as de Coqueiro de Arembepe, em Arembepe, e Cachoeirinha, em Barra do Pojuca, ambas começam na sexta-feira (06/02) e vão até domingo (08/02). Os festejos homenageiam Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião, padroeiro das localidades.
A programação das lavagens termina com o Festival de Arembepe, que dura três dias em março, após o Carnaval. O evento contará com atrações regionais e locais.
Lavagem da igreja de São Francisco abre o ciclo dia 16 -