Lavagem homenageia São Roque

Iwwa Agência
Publicado 24/08/2012 05:08:02

A tradicional lavagem do distrito de Cajazeiras de Abrantes, em homenagem a São Roque, movimentou a localidade durante todo o dia de hoje (24/08). O evento religioso começou às 14h, com o desfile de 100 baianas. O cortejo, acompanhado por uma banda de sopro, percorreu cerca de 1 km, com saída da entrada de Cajazeiras de Abrantes até a Associação Beneficente e Recreativa São Roque.

Além da lavagem, a festa conta com  shows das bandas Samba Comunidade, Swing sem Freio, Mistura Total, Wania Riwer, Samba Jeito Moreno, Gang do Samba, Bond de Zay, Mulhegada, a dupla Helio e Júnior, além do Bloco As Cajazeiras e banda Arrebite durante os três dias de festa, que só acaba no domingo (26/08).

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores de Cajazeiras de Abrantes, Antônio Luis da Conceição, a lavagem acontece há 40 anos e o evento é um marco para a cultura da região. “Organizar e participar de uma lavagem é, para mim, estimular as tradições e preservar a cultura local”.

As manifestações culturais de Cajazeiras de Abrantes são motivo de muito orgulho para Gildete Miranda de Jesus, conhecida como “Tenenga”. “Como boa católica que sou, participo há muitos anos do cortejo e me sinto realizada por fazer parte da cultura do bairro onde moro. É a oportunidade que tenho de homenagear o meu santo de devoção, São Roque”, disse a baiana, moradora há quase 20 anos da localidade.

Sônia Pereira de Souza, moradora de Pé de Areia, localidade de Jauá, que participa do cortejo da lavagem há 30 anos, disse esperar do evento tranqüilidade e paz. “É um momento de concentração para mim. Faço as orações e aproveito a oportunidade para pedir que Deus continue iluminando os governantes do meu município”, disse Sônia, moradora há mais de 30 anos.     

O evento é realizado pela Prefeitura de Camaçari através da Coordenação de Eventos da Segov (Secretaria do Governo).

 

Slideshow | 9 fotos

Lavagem homenageia São Roque

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.