Centenas de pessoas, entre adultos, jovens, crianças e turistas, participaram, no início da tarde de hoje (29/01), da tradicional Lavagem de Jauá, na orla da Camaçari. Marcado pela tranqüilidade, o cortejo, composto por baianas, filhos de Ghandy, cavaleiros, banda de sopro e autoridades, chegou ao Largo do Papagaio com muita animação.
Depois de anunciar para 15 dias o início das obras de pavimentação da Via Parque, que fará a ligação de Vila de Abrantes com Jauá, o prefeito Luiz Caetano saudou os participantes e desejou que todos aproveitassem os quatro dias de festa.
Há 20 anos veraneando em Jauá, Nindaura Marques Fernandes, 57 anos, e a neta Débora Fernandes, 17 anos, moram em Salvador, mas não perdem uma lavagem. Elas gostam da localidade porque une beleza, praia e diversão gratuita.
A dona de casa Isabel de Jesus, 62 anos, que também mora em Salvador, juntou a família, composta de irmã, filhas e primas, para fazer um programa diferente. Segundo ela, a festa é boa porque todos participam, sem violência, e uma ótima opção para o verão. Elas estão hospedadas em uma pousada no local e só retornam na segunda-feira, depois dos shows.
Para Antonio Luís da Hora, vice-presidente da Associação de Moradores, a festa é realizada para incentivar a população e jamais pode acabar, porque é uma tradição que vem dos antepassados. Só com a ajuda da Prefeitura conseguimos realizar um evento bonito como esse.
A programação da festa segue até a segunda-feira (01/02), onde se apresentam várias bandas, a exemplo de Marujada, A Bronka, O Grudy, Mega Hits, Black Style, Ed Vox. O encerramento será com o Baile dos Coroas, por onde passam Locomotivas do Amor, Canindé e Neide Bassam.