Milhares de pessoas participaram, na manhã desta sexta-feira (22/01), da Lavagem de Monte Gordo, que completou 35 anos de tradição. Com trajeto de três quilômetros, o cortejo das baianas foi animado pela banda de sopro Big Band e seguiu em direção à Igreja de São Francisco de Assis, padroeiro do distrito de Camaçari.
Na ocasião, o prefeito Ademar Delgado ressaltou que faz questão de investir no ciclo de lavagens do Município, “para manter viva a identidade e a cultura de Camaçari”. O gestor de Camaçari aproveitou para falar das ações realizadas pela Prefeitura no distrito, como a construção da praça do loteamento São Bento, pavimentação de ruas, dentre outras.
Ao participar pela 15ª vez da lavagem, a dona de casa e moradora de Monte Gordo, Rita Pereira, de 55 anos, revelou que participa dos festejos para, dentre outras coisas, pedir a São Francisco de Assis proteção para ela e toda família.
No final do cortejo, encerrado em frente à Igreja São Francisco de Assis, o babalorixá, Pai Buchecha, abriu oficialmente os festejos na localidade enquanto as baianas lavaram as escadarias e deram o tradicional banho de água de cheiro nos fiéis. A festa prossegue até domingo (24/01), com apresentações de manifestações culturais, desfiles de blocos e shows no palco montado pela Prefeitura, na praça Conselheiro Rafael Vieira.
A Lavagem de Monte Gordo contou com as presenças da vice-prefeita, Maria do Carmo Siqueira, secretários municipais, vereadores, deputados, lideranças comunitárias e diversas autoridades.
PROGRAMAÇÃO
Sábado (23/01)
14h – Bloco Vira Lata – Edcity
15h – Bloco Coco Manga – Fora da Mídia
Palco livre
18h – Wania River
20h – Patrulha do Samba
22h – Bond Black
23h30 – Kart Love
1h30 – Samba da Gente
Domingo (24/01)
14h – Bloco Ai Ki Língua – Banda Guettho é Guettho
15h – Bloco Lula Louca – Banda Chicana
Palco livre
18h – Mega Bis
20h – Master Gueto
21h30 – Asas Livres
23h30 – Gang Ê