“Mesmo com todo calor e sol, o povo compareceu e fez uma festa muito bonita”. Assim, o prefeito Ademar Delgado definiu o cortejo que deu início à lavagem em homenagem ao padroeiro de Monte Gordo, São Francisco de Assis. Com três quilômetros, o cortejo começou às 11h, na praça do Prefeitinho, e foi seguido a pé por mais de duas mil pessoas, segundo a Polícia Militar, até a igreja do santo homenageado.
Nas escadarias da pequena igreja, arrodeado por correligionários e pelo povo, o prefeito Ademar Delgado destacou a presença do Legislativo, do Executivo e agradeceu à população local por manter viva a tradição, além de fazer votos para o ano que está começando. “Em 2013, deixamos o terrenos pronto e agora vamos trabalhar ainda mais. O nosso desejo para 2014, é que a gente consiga harmonizar os interesses do povo com as possibilidades do governo. Viva São Francisco!”, disse Ademar.
Muito antes da igreja, ainda na praça onde todo o povo se encontra, a pequena Andressa de Souza, de 4 anos, arrumava o turbante. Pela primeira vez ela desfilou de baiana. “Porque gosto da roupa”, justificou. Na verdade, segundo a avó da menina, Carmélia Gomes, de 51 anos, a neta está “dando seguimento à tradição de família e sempre desejou sair assim”.
Carmélia Gomes é vendedora de acarajé, moradora da localidade de Barra de Pojuca, e sai de baiana desde criança. Ela acredita que essas mulheres são a principal atração da lavagem. “Semana que vem estarei em Jauá e faremos a festa ainda mais bonita”, prometeu. E com a neta acompanhando, ao som da banda de sopro Status, as duas foram abrindo os caminhos do cortejo.
Mas festa não é feita só de tradição, mas também de gente curiosa, como a turista francesa Karine Broyer, que veio pela segunda vez ao Brasil e aproveitou para conhecer o distrito de Camaçari. “O lugar é maravilhoso e esta festa é incrível”, comentou.
Além do evento de cunho religioso, a francesa participou de um evento pacífico, como frisou o coronel da Polícia Militar Fernando Leal. Todo o evento foi feito sem ocorrências e com participação de 20 policiais da 59ª CIPM (Companhia Independente de Camaçari), além de 10 homens da Cavalaria da PM.
“Mais tarde vamos receber reforços, pessoal da Rondesp (Rondas Especiais) e soldados lotados de diversos batalhões da Região Metropolitana. Mas a gente espera que a população mantenha um comportamento pacífico hoje à noite e nos próximos três dias de festas”.
Hoje, desde as 15h, a população de Monte Gordo desfruta da festa de rua, com o bloco Ai K Língua, puxado pela banda Os Barões. À noite, cerca de 10 mil pessoas fazem festa com diversas bandas na localidade. Em Vilas de Abrantes, a festa começa às 19h com show para cerca de 20 mil. Nas duas localidades, a festa encerra segunda-feira (20/01) com o Baile dos Coroas (ver programação abaixo).
Já ao final da festa, mesmo quem estava a trabalho pôde se divertir. O agente de varrição Anselmo Barros, de 32 anos, há sete trabalha na lavagem.
PRESENÇAS
Prestigiaram o cortejo os secretários da Habitação, João Bosco Quirelli, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, das Relações Institucionais, Anderson Santos, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, e da Cultura, Vital Vasconcelos.
Além dos vereadores José Marcelino (PT), Gilvan Souza (PT), Jackson Josué (SDD), Wilton de Ferrinho (SDD) e Elinaldo (DEM), Zé do Pão (PTB), os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT) e o presidente da Câmara Municipal, Téo Ribeiro (PT).
ATRAÇÕES
MONTE GORDO
Sexta-feira (17/01)
10h às 12h – cortejo da praça do Prefeitinho ao Centro
15h – Bloco Ai k Língua, com banda Barões;
18h – Patrulha do Samba;
20h – Canto Samba;
22h – A Bronkka;
0h – Eco Frase
Sábado (18/01)
15h – Bloco Coco Manga com a banda Katulê;
20h – Com Karícia;
22h – Balanço do Guetto;
0h – Gilmelândia;
2h – Terra Samba.
Domingo (19/01)
15h – Bloco Lula Louca com banda Play Way
18h- Kebre +
20h – Bond black
22h – Gang do Samba
0h – Asas livres
Segunda-feira (20/01)
Baile dos Coroas
20h – Wando Santos
22h – Diego costa
VILA DE ABRANTES
Sexta-feira (17/01)
19h – Robert Cigano;
21h – Adão Negro;
23h – Nossa Metade;
1h – Cinthia Cris
Sábado (18/01)
15h – Bloco Vai Levando com a banda HASTAG;
19h – Banda Arrebeat;
21h – Corda Bamba;
23h – Jaguar e Cia;
01h – Jau.
Domingo (19/01)
14h- Bloco Lefo Lefo com banda Bambeia;
15h – Bloco 100% Família com a banda Status;
16h- Bloco Tô na Barca;
18h- Amantes do Samba;
20h – Asas Livres;
22h – Beth Mota;
0h – MD Girls.
Segunda-feira (20/01)
Baile dos Coroas
20h – Brazilian Boys;
22h – Zeni e Lucas.