Lavagem atrai mais de duas mil pessoas

Iwwa Agência
Publicado 17/01/2014 05:01:03

“Mesmo com todo calor e sol, o povo compareceu e fez uma festa muito bonita”. Assim, o prefeito Ademar Delgado definiu o cortejo que deu início à lavagem em homenagem ao padroeiro de Monte Gordo, São Francisco de Assis. Com três quilômetros, o cortejo começou às 11h, na praça do Prefeitinho, e foi seguido a pé por mais de duas mil pessoas, segundo a Polícia Militar, até a igreja do santo homenageado.

Nas escadarias da pequena igreja, arrodeado por correligionários e pelo povo, o prefeito Ademar Delgado destacou a presença do Legislativo, do Executivo e agradeceu à população local por manter viva a tradição, além de fazer votos para o ano que está começando. “Em 2013, deixamos o terrenos pronto e agora vamos trabalhar ainda mais. O nosso desejo para 2014, é que a gente consiga harmonizar os interesses do povo com as possibilidades do governo. Viva São Francisco!”, disse Ademar.

Muito antes da igreja, ainda na praça onde todo o povo se encontra, a pequena Andressa de Souza, de 4 anos, arrumava o turbante. Pela primeira vez ela desfilou de baiana. “Porque gosto da roupa”, justificou. Na verdade, segundo a avó da menina, Carmélia Gomes, de 51 anos, a neta está “dando seguimento à tradição de família e sempre desejou sair assim”.

Carmélia Gomes é vendedora de acarajé, moradora da localidade de Barra de Pojuca, e sai de baiana desde criança. Ela acredita que essas mulheres são a principal atração da lavagem. “Semana que vem estarei em Jauá e faremos a festa ainda mais bonita”, prometeu. E com a neta acompanhando, ao som da banda de sopro Status, as duas foram abrindo os caminhos do cortejo.

Mas festa não é feita só de tradição, mas também de gente curiosa, como a turista francesa Karine Broyer, que veio pela segunda vez ao Brasil e aproveitou para conhecer o distrito de Camaçari. “O lugar é maravilhoso e esta festa é incrível”, comentou.

Além do evento de cunho religioso, a francesa participou de um evento pacífico, como frisou o coronel da Polícia Militar Fernando Leal. Todo o evento foi feito sem ocorrências e com participação de 20 policiais da 59ª CIPM (Companhia Independente de Camaçari), além de 10 homens da Cavalaria da PM.

 “Mais tarde vamos receber reforços, pessoal da Rondesp (Rondas Especiais) e soldados lotados de diversos batalhões da Região Metropolitana. Mas a gente espera que a população mantenha um comportamento pacífico hoje à noite e nos próximos três dias de festas”.

Hoje, desde as 15h, a população de Monte Gordo desfruta da festa de rua, com o bloco Ai K Língua, puxado pela banda Os Barões. À noite, cerca de 10 mil pessoas fazem festa com diversas bandas na localidade.  Em Vilas de Abrantes, a festa começa às 19h com show para cerca de 20 mil. Nas duas localidades, a festa encerra segunda-feira (20/01) com o Baile dos Coroas (ver programação abaixo).

Já ao final da festa, mesmo quem estava a trabalho pôde se divertir. O agente de varrição Anselmo Barros, de 32 anos, há sete trabalha na lavagem.

PRESENÇAS

Prestigiaram o cortejo os secretários da Habitação, João Bosco Quirelli, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, das Relações Institucionais, Anderson Santos, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, e da Cultura, Vital Vasconcelos.

Além dos vereadores José Marcelino (PT), Gilvan Souza (PT), Jackson Josué (SDD), Wilton de Ferrinho (SDD) e Elinaldo (DEM), Zé do Pão (PTB), os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT) e o presidente da Câmara Municipal, Téo Ribeiro (PT). 

ATRAÇÕES

MONTE GORDO

Sexta-feira (17/01)

10h às 12h – cortejo da praça do Prefeitinho ao Centro

15h – Bloco Ai k Língua, com banda Barões;

18h – Patrulha do Samba;

20h – Canto Samba;

22h – A Bronkka;

0h –  Eco Frase

Sábado (18/01)

15h – Bloco Coco Manga com a banda Katulê;

20h – Com Karícia;

22h – Balanço do Guetto;

0h – Gilmelândia;

2h – Terra Samba.

Domingo (19/01)

15h – Bloco Lula Louca com banda Play Way

18h- Kebre +

20h – Bond black

22h – Gang do Samba

0h – Asas livres

Segunda-feira (20/01)

Baile dos Coroas

20h – Wando Santos

22h – Diego costa

VILA DE ABRANTES

Sexta-feira (17/01)

19h – Robert Cigano;

21h – Adão Negro;

23h – Nossa Metade;

1h –  Cinthia Cris

Sábado (18/01)

15h – Bloco Vai Levando com a banda HASTAG;

19h – Banda Arrebeat;

21h – Corda Bamba;

23h – Jaguar e Cia;

01h – Jau.

Domingo (19/01)

14h- Bloco Lefo Lefo com banda Bambeia;

15h – Bloco 100% Família com a banda Status;

16h- Bloco Tô na Barca;

18h-  Amantes do Samba;

20h – Asas Livres;

22h – Beth Mota;

0h – MD Girls.

Segunda-feira (20/01)

Baile dos Coroas

20h – Brazilian Boys;

22h – Zeni e Lucas.

Slideshow | 10 fotos

Lavagem atrai mais de duas mil pessoas

Mais Notícias

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe em Barra do Jacuípe

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe...

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm importante parceria

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm im...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us