Lavagem atrai mais de duas mil pessoas

Iwwa Agência
Publicado 17/01/2014 05:01:03

“Mesmo com todo calor e sol, o povo compareceu e fez uma festa muito bonita”. Assim, o prefeito Ademar Delgado definiu o cortejo que deu início à lavagem em homenagem ao padroeiro de Monte Gordo, São Francisco de Assis. Com três quilômetros, o cortejo começou às 11h, na praça do Prefeitinho, e foi seguido a pé por mais de duas mil pessoas, segundo a Polícia Militar, até a igreja do santo homenageado.

Nas escadarias da pequena igreja, arrodeado por correligionários e pelo povo, o prefeito Ademar Delgado destacou a presença do Legislativo, do Executivo e agradeceu à população local por manter viva a tradição, além de fazer votos para o ano que está começando. “Em 2013, deixamos o terrenos pronto e agora vamos trabalhar ainda mais. O nosso desejo para 2014, é que a gente consiga harmonizar os interesses do povo com as possibilidades do governo. Viva São Francisco!”, disse Ademar.

Muito antes da igreja, ainda na praça onde todo o povo se encontra, a pequena Andressa de Souza, de 4 anos, arrumava o turbante. Pela primeira vez ela desfilou de baiana. “Porque gosto da roupa”, justificou. Na verdade, segundo a avó da menina, Carmélia Gomes, de 51 anos, a neta está “dando seguimento à tradição de família e sempre desejou sair assim”.

Carmélia Gomes é vendedora de acarajé, moradora da localidade de Barra de Pojuca, e sai de baiana desde criança. Ela acredita que essas mulheres são a principal atração da lavagem. “Semana que vem estarei em Jauá e faremos a festa ainda mais bonita”, prometeu. E com a neta acompanhando, ao som da banda de sopro Status, as duas foram abrindo os caminhos do cortejo.

Mas festa não é feita só de tradição, mas também de gente curiosa, como a turista francesa Karine Broyer, que veio pela segunda vez ao Brasil e aproveitou para conhecer o distrito de Camaçari. “O lugar é maravilhoso e esta festa é incrível”, comentou.

Além do evento de cunho religioso, a francesa participou de um evento pacífico, como frisou o coronel da Polícia Militar Fernando Leal. Todo o evento foi feito sem ocorrências e com participação de 20 policiais da 59ª CIPM (Companhia Independente de Camaçari), além de 10 homens da Cavalaria da PM.

 “Mais tarde vamos receber reforços, pessoal da Rondesp (Rondas Especiais) e soldados lotados de diversos batalhões da Região Metropolitana. Mas a gente espera que a população mantenha um comportamento pacífico hoje à noite e nos próximos três dias de festas”.

Hoje, desde as 15h, a população de Monte Gordo desfruta da festa de rua, com o bloco Ai K Língua, puxado pela banda Os Barões. À noite, cerca de 10 mil pessoas fazem festa com diversas bandas na localidade.  Em Vilas de Abrantes, a festa começa às 19h com show para cerca de 20 mil. Nas duas localidades, a festa encerra segunda-feira (20/01) com o Baile dos Coroas (ver programação abaixo).

Já ao final da festa, mesmo quem estava a trabalho pôde se divertir. O agente de varrição Anselmo Barros, de 32 anos, há sete trabalha na lavagem.

PRESENÇAS

Prestigiaram o cortejo os secretários da Habitação, João Bosco Quirelli, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, das Relações Institucionais, Anderson Santos, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, e da Cultura, Vital Vasconcelos.

Além dos vereadores José Marcelino (PT), Gilvan Souza (PT), Jackson Josué (SDD), Wilton de Ferrinho (SDD) e Elinaldo (DEM), Zé do Pão (PTB), os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT) e o presidente da Câmara Municipal, Téo Ribeiro (PT). 

ATRAÇÕES

MONTE GORDO

Sexta-feira (17/01)

10h às 12h – cortejo da praça do Prefeitinho ao Centro

15h – Bloco Ai k Língua, com banda Barões;

18h – Patrulha do Samba;

20h – Canto Samba;

22h – A Bronkka;

0h –  Eco Frase

Sábado (18/01)

15h – Bloco Coco Manga com a banda Katulê;

20h – Com Karícia;

22h – Balanço do Guetto;

0h – Gilmelândia;

2h – Terra Samba.

Domingo (19/01)

15h – Bloco Lula Louca com banda Play Way

18h- Kebre +

20h – Bond black

22h – Gang do Samba

0h – Asas livres

Segunda-feira (20/01)

Baile dos Coroas

20h – Wando Santos

22h – Diego costa

VILA DE ABRANTES

Sexta-feira (17/01)

19h – Robert Cigano;

21h – Adão Negro;

23h – Nossa Metade;

1h –  Cinthia Cris

Sábado (18/01)

15h – Bloco Vai Levando com a banda HASTAG;

19h – Banda Arrebeat;

21h – Corda Bamba;

23h – Jaguar e Cia;

01h – Jau.

Domingo (19/01)

14h- Bloco Lefo Lefo com banda Bambeia;

15h – Bloco 100% Família com a banda Status;

16h- Bloco Tô na Barca;

18h-  Amantes do Samba;

20h – Asas Livres;

22h – Beth Mota;

0h – MD Girls.

Segunda-feira (20/01)

Baile dos Coroas

20h – Brazilian Boys;

22h – Zeni e Lucas.

Slideshow | 10 fotos

Lavagem atrai mais de duas mil pessoas

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.