Lançado Programa de Coleta Seletiva

Iwwa Agência
Publicado 23/11/2011 04:11:35

O processo licitatório das obras de engenharia da Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari iniciou nesta quarta-feira (23/11). A informação foi dada pelo prefeito Luiz Caetano, durante a cerimônia de lançamento do Programa de Coleta Seletiva Camaçari Coleta da Gente, nesta manhã.

Na oportunidade, o gestor municipal parabenizou a proposta da iniciativa, idealizada pela Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), em parceria com a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos) e com a empresa Braskem. Caetano ainda destacou que “este trabalho é, acima de tudo, educacional”.

O programa Camaçari Coleta da Gente atende a Lei Federal n° 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Para o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, o sistema de coleta seletiva solidária é um dos elementos mais importantes para a preservação ambiental, além de envolver também os catadores de materiais recicláveis.

“Todos têm o dever de reduzir os resíduos recicláveis e contribuir para a preservação dos recursos ambientais”, enfatizou a presidente da Limpec, Lezineide Chagas, ao esclarecer que o nome do projeto é baseado no princípio de que “a sustentabilidade começa no ambiente da gente, ou seja, dentro de casa ou dentro do ambiente de trabalho”. 

Segundo o secretário dos Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, antes eram destinadas ao aterro sanitário 6 mil toneladas mensais de resíduos sólidos. Através da coleta seletiva, “este índice vai reduzir e as pessoas vão se conscientizar e aprender a tratar o lixo como fonte de renda”, explicou. 

Durante o evento, técnicos da Limpec apresentaram os resultados obtidos com o projeto piloto do programa, que começou em setembro deste ano, em cinco condomínios residenciais do Município. No foyer do Teatro da Cidade do Saber foram expostos os produtos confeccionados com materiais recicláveis da Limpec e da Coopmarc.   

A cerimônia de lançamento do programa de Coleta Seletiva também contou com as presenças dos secretários de Governo, Francisco Franco, da Educação, Luiz Valter de Lima, da Fazenda, Paulo Cezar, e da Mulher, Aurenita Castillo, além da ouvidora do Município, Léa Prado, e da vereadora Margarida Galvão (PT).

O evento contou ainda com a participação do presidente do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) e vice-presidente da Unidade de Petroquímicos da Braskem, Manoel Carnaúba, do Superintendente Geral do Cofic, Mauro Guimarães, do superintendente do Consórcio Abrantes Ambiental, Alexandre Flores, e do presidente da Coopemarc (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari e Prestação de Serviços), Jerônimo Bispo. 

Marcaram presença também o promotor do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Camaçari, Luciano Pitta, além dos presidentes da Acec (Associação Comercial dos Empresários de Camaçari) e da CDL (Câmara de Diregentes Lojistas de Camaçari), Luciano Sacramento e Pedro Failla, respectivamente.  

 PROJETO PILOTO

O projeto piloto abrangeu cerca de 5.700 pessoas e mais de 1.300 unidades habitacionais. Inicialmente, foram implantados quatro containeres destinados ao recolhimento de lixo orgânico (metais e vidros, papel e plástico) nos condomínios Praia de Itacimirim, no Bairro Novo, Verde Ville, no Ponto Certo, Parque Florestal, na Gleba B, Nova Camaçari, na Gleba C, e no Residencial Morada dos Pinheiros, na Gleba H.

A Sesp ficou encarregada de realizar a coleta seletiva, através de um caminhão específico para coleta compartilhada de resíduos recicláveis. Os materiais recolhidos passaram por um processo de pesagem na Limpec. Em seguida, os resíduos foram encaminhados à Coopemarc, que realizou a triagem e a comercialização do material.

Durante o desenvolvimento do piloto foram recolhidos nos condomínios participantes do projeto cerca de 700 quilos de resíduos recicláveis por semana. A proposta é que estes condomínios fiquem em avaliação até março de 2012.  

 EXPANSÃO

A partir do segundo trimestre de 2012, o programa de coleta seletiva será estendido para outros condomínios da cidade, na mesma proporção do projeto piloto, ou seja, de cinco em cinco condomínios.

Em janeiro do próximo ano, o Camaçari Coleta da Gente será reforçado com a integração dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), antes destinado apenas para recebimento de resíduos da construção civil. Os coletores de lixo serão reformados e adaptados para receber outros resíduos recicláveis. 

Nesta semana, teve início o Projeto Recicle Já Bahia, com a implantação de coletores de papel na Câmara Municipal. A ação é realizada em parceria com o governo do Estado.

Em janeiro serão implantados estandes de recolhimento no Centro Administrativo e na Casa do Trabalho, além do trabalho de educação ambiental nas escolas do Município.  

Slideshow | 4 fotos

Lançado Programa de Coleta Seletiva

Mais Notícias

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores de RHs

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores d...

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barra do Jacuípe

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barr...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.