Lançado carro que será produzido no Polo

Iwwa Agência
Publicado 20/03/2012 10:03:22

A montadora chinesa Jac Motors, que até o final do mês de junho deve iniciar a obra, em Camaçari, da primeira planta do país, apresentou o novo modelo do grupo, o sedã médio J5.

Para o prefeito Luiz Caetano, “a chegada da Jac Motors ao Município é sinônimo de crescimento contínuo, geração de emprego e renda para os moradores, além da consolidação do Polo Industrial”.

Segundo o secretário municipal de Relações Institucionais (Serin), Ademar Delgado, a implantação da fábrica no Município é festejada porque potencializa a capacidade de Camaçari como polo automotivo, amplia os postos de trabalho e a possibilidade aprimoramento da mão de obra dos moradores.  

O governador da Bahia, Jaques Wagner, que também compareceu ao evento acompanhado dos secretários estaduais do Planejamento, da Fazenda e Indústria, Comércio e Mineração, Sérgio Gabrielli, Carlos Martins e James Correia, respectivamente, participou do encontro e desejou boa sorte aos empreendedores. Wagner disse estar confiante com a chegada da montadora chinesa.

Entusiasmado, o presidente da Jac Motors Brasil, Sérgio Habib, revelou que a escolha da Bahia, sobretudo de Camaçari, se deu por conta da facilidade de diálogo com o governo local e do potencial de crescimento do mercado automobilístico no Nordeste. “O investimento em Camaçari certamente proporcionará mais confiança ao consumidor. Além disso, o futuro da fábrica se mostra promissor com a conquista do mercado nacional e potencial crescimento econômico da população”, explicou.

De acordo com o chairman e presidente da Jac Motors, An Jin, o lançamento do novo modelo projetado especificamente para atender ao mercado brasileiro deve alavancar as vendas e impulsionar o crescimento da marca. “O Brasil é a estrela mais brilhante do crescimento da Jac Motors”, revelou.

Uma das líderes no mercado de exportação da China, com 60 mil unidades no ano passado, e uma das maiores fabricantes de carros de passeio daquele país, com a produção anual de 500 mil veículos, a Jac Motors já atingiu a marca de mais de 30 mil clientes no Brasil e de 2.500 unidades vendidas por mês, em 2011.

A cerimônia de apresentação do novo modelo do J5 aconteceu na noite de segunda-feira (19/03), no Hotel Trivoli Resort, em Praia do Forte. O evento marcou também a comemoração de um ano de operações da empresa no Brasil.

J5 E A FÁBRICA

O J5, um sedã médio com valor de sedã compacto, foi especialmente projetado para atender as exigências do mercado brasileiro. Desenvolvido durante dois anos no Centro de Design da JAC Motors em Turim, Itália, em conjunto com o Estúdio Pininfarina, o modelo sofreu 160 adaptações, além de passar por teste de rodagem de um milhão de quilômetros, realizado em várias rodovias espalhadas pelo Brasil. O objetivo foi ajustar o veículo às diversas condições climáticas e de piso do país.

O sedã é um dos dois modelos que inicialmente serão fabricados na planta de Camaçari, que ficará pronta em 2014 e ocupará uma área de cinco milhões de metros quadrados. A unidade do Município abrigará a Linha de Produção, Centro de Design, Pesquisa e Desenvolvimento do Produto, mais o Centro de Peças da Rede.

Será a primeira montadora do país com maioria de capital nacional, sendo 80% do Grupo SCH, maior distribuidor de automóveis do Brasil, e apenas 20% da JAC Motors. Serão investidos R$ 900 milhões, além da geração de 3.500 empregos diretos e 10 mil indiretos.

A previsão é de que a planta de Camaçari produza, anualmente, 120 mil veículos exclusivos para o mercado brasileiro. A produção será dividida em dois momentos e, até 2015, mais dois novos modelos devem ser montados pea fábrica.

A implantação da fábrica, iniciada com o processo de terraplanagem do terreno, deve começar logo após a obtenção das licenças ambientais.

Slideshow | 6 fotos

Lançado carro que será produzido no Polo

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.