Na manhã desta sexta-feira (18/02), foi lançada no Teatro da Cidade do Saber, a Cartilha de Educação Ambiental. A publicação foi desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano de Camaçari (Sedur), por meio da Coordenação de Meio Ambiente.
Os exemplares trazem informações sobre a hidrografia, arborização, biodiversidade, Horto Florestal da cidade, tráfico de animais silvestres, exploração mineral, geração de resíduos e, em especial, a árvore Camassary, que dá nome ao Município.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar, sobretudo crianças e jovens estudantes, sobre a importância de preservação dos recursos naturais. A cartilha foi sugerida pelo Instituto Ambiental Brasil e executada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Seduc), com a Organização Não Governamental (ONG) Projeto Pescar e por empresas da região.
“Pensamos em Camaçari por se tratar de um pólo importante, com reconhecimento nacional. Esperamos com isto que a idéia seja aplicada em outras cidades brasileiras”, afirmou o representante do instituto, Carlos Barbosa.
Cerca de 300 alunos de escolas da rede pública e privada do Município compareceram ao evento. Na oportunidade, os participantes assistiram à peça teatral A árvore e o rio que choram, que abordou temas referentes aos recursos naturais de Camaçari.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, a expectativa do trabalho é criar na juventude a preocupação com a conservação do meio ambiente.
“A minha geração não teve o mesmo acesso à informação quanto à preservação da natureza como a de agora. Por isso, devemos trabalhar desde cedo com as crianças para despertar nelas a obrigação de cuidar dos recursos naturais”, explicou.
Para o secretário da Educação (Seduc), Luiz Valter Lima, o lançamento da cartilha complementa as ações da educação no Município, cujo tema para o ano letivo de 2011 é a Ecopedagogia. “Aprofundaremos os conceitos e transformaremos em atitudes. Cada um de nós é responsável por esta luta em favor da preservação”, ressaltou.
Segundo a professora da Escola São Thomaz de Cantuária, Jocivânia da Silva Vieira, a iniciativa “estimula a leitura e a busca pelo conhecimento”.
Ao todo foram confeccionados cerca de 50 mil exemplares da cartilha, que serão distribuídas ao longo do ano em escolas e eventos como palestras e oficinas.
Na ocasião, os secretários José Cupertino e do Governo, Francisco Franco, representando o prefeito Luiz Caetano, receberam um certificado do Instituto em reconhecimento a iniciativa.
Também participaram do lançamento, os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado e da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, os coordenadores do Meio Ambiente e de Manutenção das Áreas Verdes, Paulo Chiaccio e Marinalva Cruz, respectivamente, além do diretor do Instituto de Paisagismo e Meio Ambiente Arborize, Durval Borges, dos coordenadores da Defesa Civil, Maurício Bomfim e do Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), o advogado Augusto de Paula.