Alunos de 10 escolas municipais de Camaçari participam das primeiras oficinas de customização de roupas para jovens de escolas públicas. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre a Seduc (Secretaria de Educação), a Ford a e o Projeto Axé. Cerca de 400 alunos, de 11 a 17 anos, participam do programa que ensina técnicas de reaproveitamento de peças e tecidos para a criação de novos produtos.
Iniciadas no último dia 29, as oficinas seguem até o dia 10 de novembro. Os alunos são orientados por 14 monitores que fazem parte do programa de formação prática de jovens que estudam moda no Projeto Axé, os quais são supervisionados por educadores com formação em design, produção e marketing de moda.
As oficinas da Ford têm três etapas. Na primeira, é feita a apresentação de peças reestilizadas pelos integrantes do Projeto Axé. Na fase seguinte, os alunos elaboram ideias e escolhem os materiais para serem usados na customização de peças trazidas de casa. Depois de colocar o aprendizado em prática, eles expõem as criações e relacionam a experiência com o tema meio ambiente e sustentabilidade.
A ação faz parte do trabalho de responsabilidade social da Ford e conta com o apoio da Ford Fund, braço filantrópico da montadora. A iniciativa é voltada também para a conservação ambiental, por meio do incentivo à reciclagem de materiais.
PROGRAMAÇÃO
04/11 – Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira
04/11 – Escola Municipal Denise Tavares
05/11 – Centro Educacional Maria Quitéria
05/11 – Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura
06/11 – Escola Municipal Felix Joaquim de Moraes
06/11 – Escola Normal de Camaçari
10/11 – Centro Educacional Reitor Edgard Santos
10/11 – Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária

Estudantes participam de oficina de customização de roupas -