Centenas de jovens de Camaçari participaram na tarde desta quarta-feira (31/07) da aula inaugural do Proaj (Programa de Aprendizado Jovem), que irá beneficiar 180 moradores do Município com capacitação na área da Tecnologia da Informação (TI). O evento, marcado ainda pela certificação das primeiras turmas do Proaj, aconteceu no auditório 1 da Cidade do Saber.
O prefeito Ademar Delgado afirmou que o curso é extremamente importante para a vida profissional dos jovens. “Esse é um esforço inevitável que todos devemos fazer para permitir não só a ampla inserção dos jovens no mercado de trabalho, como também qualificar ainda mais a população de Camaçari”, disse.
Em nome dos jovens de Camaçari, o coordenador Municipal da Juventude, Raul Tavares, agradeceu à Prefeitura pela iniciativa, por representar um passo importante para a escolha de uma área de atuação profissiona.
Segundo a assessora do Executivo e coordenadora das atividades do Núcleo do Programa Bolsa para Educação, Miriam Bittencourt, a capacitação começa no dia 05 de agosto e tem carga de 592 horas. As aulas, divididas em duas fases, serão ministradas por profissionais contratados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
De acordo com a coordenadora de TI da Secti-BA (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia), Jurema Valença, o programa piloto do Proaj teve início em Camaçari e em Salvador, mas ainda será levado para diversos municípios baianos.
A aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do Proaj e representante do Senai, Neyla Fonton. Na oportunidade, ela falou sobre a capacitação e os conteúdos a serem trabalhados.
A moradora da sede, Nara Neila, 17 anos, que recebeu o certificado do curso de uma das primeiras turmas do Proaj nesta quarta-feiura, entrou no curso por curiosidade, mas percebeu que a capacitação incrementou ainda mais o currículo, o que viabilizou o ingresso no mercado de trabalho.
Empolgado com o Proaj, o morador da orla, Anderson Pinheiro, 16 anos, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e disse acreditar ser necessário “ter uma boa qualificação para arranjar um bom emprego”, frisou.
A capacitação é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura, a Cidade do Saber, a Secti-BA e o Senai.
O evento contou com as presenças do secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, da subsecretária da Cidadania e Inclusão, Ara Brasil, e do vereador, Elias Natan (PV).