A secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, se reuniu segunda-feira (29/08), com adolescentes convocados para integrar o projeto Jovem Aprendiz. No encontro, foi apresentada a proposta da empresa de conservação e limpeza MOPP, que visa contratar 20 jovens com idade entre 18 e 21 anos. O estágio é de dois anos.
Na oportunidade, a secretária desejou boa sorte aos jovens, pediu que eles “agarrem esta oportunidade e garantam um lugar no mercado de trabalho”.
Deavila Cardoso, 18 anos, morador do bairro Phoc 1, cursa o 1º ano do segundo grau. Empolgado com a possibilidade de entrar no projeto e garantir um estágio, disse que vai se esforçar para passar na seleção. “Não é todo dia que surge uma oportunidade como esta”, declarou.
A moradora do bairro Parque Verde, Thamara Nelida, 19 anos, também vai participar da seleção. Ela já integrou o projeto Adolescente Aprendiz, que oferece estágio na administração municipal, mas agora pretende conquistar uma vaga na iniciativa privada.
“Graças ao apoio da Prefeitura, terei a oportunidade de mostrar minha capacidade de trabalho. Infelizmente, muitas empresas só abrem vagas para quem já possui experiência”, frisou.
O PROJETO
Desenvolvido através da parceria firmada entre a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) e o ISBET – Instituto Brasileiro pró Educação, o Jovem Aprendiz já colocou 62 jovens, com idade entre 18 e 21 anos, no mercado de trabalho.
O Jovem Aprendiz conta com 420 horas de aula de formação e treinamento e 780 horas de estágio na empresa, etapas que acontecem concomitantemente. No caso do curso de conservação e limpeza, as aulas teóricas serão ministradas às quartas-feiras, pelo ISBET, instituto responsável pela capacitação dos jovens.
Os jovens encaminhados pela Prefeitura integram o cadastro do programa Adolescente Aprendiz. Dentre as empresas parceiras que abriram vagas para atender ao projeto estão a Ford, Autometal, Braskem e o Supermercado Central, que contrataram pessoas nas áreas administrativa e logística.
Além do salário, que corresponde a 50% do valor do salário mínimo para estágio de 4 horas/dia e 75% para 6 horas/dia de trabalho, os jovens recebem auxílio transporte e, em algumas empresas, o auxílio alimentação e assistência médica.