Jovens concorrem à bolsa de estudos

Iwwa Agência
Publicado 02/05/2014 05:05:42

Fazer parte de uma das mais conceituadas escolas de balé do mundo e se tornar um grande bailarino. Esse é o sonho de muitas crianças e jovens do Brasil. Algumas delas participaram, nesta sexta-feira (02/05), da primeira fase de audição para bolsas de estudos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

A audição, que integra a programação da 9ª edição do Ballace – Festival Nacional de Dança, realizado em Camaçari, aconteceu na Cidade do Saber e o resultado será divulgado sábado (03/05), às 15h. Os selecionados participam ainda da classificatória nacional, prevista para outubro, na sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina. A etapa final deve reunir mais de 500 candidatos de todo o país.

Sede da seletiva, Camaçari participou da audição com cerca de 50 educandos da Cidade do Saber e da Casa da Criança e do Adolescente, todos na faixa etária de 9 a 11 anos. O potencial físico e artístico das crianças foi avaliado pela fisioterapeuta Polyana Gomes, pela bailarina da Cia Jovem, Karine de Matos, pelo professor Denys Nevidomyy, e pelo diretor Pavel Kazarian, todos da Escola Bolshoi.

A seletiva é um momento de expectativa para os candidatos e familiares. “Estou torcendo para que minha filha consiga entrar em uma das mais tradicionais escolas de balé do mundo. Fico feliz em poder está aqui para apoiá-la nesta trajetória”, relata emocionada Roberta Nascimento, de 34 anos, moradora do bairro Inocoop e mãe de Ester Passos, de 11 anos. 

O nervosismo e a expectativa tomaram conta dos corações dos parentes dos candidatos. “Torço para que ela consiga realizar este sonho, disse Denise de Cássio, de 36 anos, mãe de Lavínia Oliveira, de 9 anos, moradora do bairro Ponto Certo.

Residente no bairro Gleba C, Vitória Gomes, de 11 anos, foi para audição com a avó Rosimeire Machado, de 61 anos. “Se ela passar na seletiva, irei até Joinville para ela realizar o sonho de se tornar uma grande bailarina”, ressaltou.

Se forem selecionados, os jovens bailarinos de Camaçari terão a chance de morar e estudar na cidade catarinense e conviver com outros jovens da do Município, que estudam na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Atualmente, vivem na Casa Social de Camaçari, em Joinville, Danilo Henrique, Pâmela Santos, Andressa Santos e Alexandre Vieira. A casa é mantida pela Prefeitura de Camaçari.

AUDIÇÕES DO BOLSHOI

Desde 2008, Camaçari foi incluída no circuito de audições do Bolshoi, considerada uma das escolas mais renomada do país.  O curso tem duração de oito anos e inclui aulas práticas e teóricas de dança clássica e contemporânea, música clássica, piano, violino, história da arte, pilates e inglês. Algumas das condições para manter a bolsa são freqüência e aprovação no ensino regular e na Escola do Bolshoi.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial fora da Rússia. O ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773, cuja finalidade é proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que os alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

 

Slideshow | 5 fotos

Jovens concorrem à bolsa de estudos

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.