Integrar profissionalmente, antes mesmo da formação. Essa é a melhor alternativa para ambientar e inserir jovens que serão qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na quarta-feira (27/01), cerca de 160 alunos de Camaçari, inscritos no curso Aprendizagem Industrial (CAI) de nível básico, irão participar do primeiro encontro do projeto Aprendiz Empresa com futuros empregadores.
A reunião será realizada na Casa do Trabalho, Centro de Camaçari, das 8h às 12h, com a presença de 30 empresários, dirigentes das empresas do Pólo Industrial de Camaçari, por intermédio do Cofic.
O encontro Aprendiz Empresa será um espaço de discussão e troca de informações entre empresas, Senai e estudantes, sobre o processo de contratação de jovens aprendizes pelas indústrias da região. Os alunos e as indústrias locais terão a oportunidade de manter um diálogo, com o intuito de viabilizar oportunidades de emprego.
Durante o encontro serão realizadas palestras para as empresas, com temas variados. Na oportunidade, haverá depoimentos de empresários sobre formação e contratação de jovens, sobre direitos e deveres dos aprendizes. Posteriormente, haverá entrevistas das empresas com os alunos e visita ao estande da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) para orientação sobre como tirar a carteira de trabalho.
Os jovens que farão parte do encontro são dos cursos de Manutenção Mecânica, Manufatura Automotiva, Eletricidade Predial e Industrial e Montagem de Andaimes. De acordo com o Senai, a expectativa é que boa parte destes jovens sejam aproveitados e efetivados nas indústrias do complexo de Camaçari.