Jovem camaçariense fala do orgulho de ter nascido no município

ASCOM
Publicado 27/09/2023 03:09:12

Em 28 de setembro de 1758, portanto, há 265 anos, Camaçari se tornava politicamente emancipada. Naquela época, o município era bem pequeno e contava apenas com 544 casas e 1.200 habitantes. Atualmente, segundo o resultado do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população residente na sede e costa do município é formada por 299.579 pessoas. Entre estas, está Arthur Vinícius da Silva Ferreira, um jovem de 23 anos, que fala do orgulho de ter nascido e se criado no bairro Gleba E.

“Tenho orgulho de pertencer a Camaçari e acredito que todos os filhos daqui têm essa honra”. Foi com esta frase que Arthur Vinícius expressou um forte sentimento de pertencimento a Camaçari, adquiridos a partir das vivências e experiências reais, às quais adquiriu nas ruas e na principal praça da Gleba E, que atualmente passa por obras de requalificação. “Desde pequeno, eu sempre brinquei na praça e pude acompanhar as deficiências do equipamento. Acho que esta reforma vai beneficiar as pessoas que vivem aqui de várias formas”.

Como jovem camaçariense, Arthur Vinícius comemorou o fato de que a juventude tem sido beneficiada diretamente com áreas para a prática de lazer e esporte. No total, desde 2018, 66 praças já foram entregues à população, juntamente, com 44 campos de futebol e 24 quadras de futevôlei. “As transformações que estão acontecendo e as atividades esportivas sendo cada vez mais impulsionadas, com a chegada de novos campos e praças, nos tirou da dura realidade de antes, quando os campos de futebol eram cheios de buracos, com chão de areia e barro”, relatou. Na oportunidade, o jovem também destacou que, “promover o esporte na cidade é um meio de trazer a juventude para dentro do caminho certo e afastar do caminho do mau”.

Arthur trabalha como operador de produção no Polo Industrial de Camaçari desde os 18 anos e mora com os pais e uma irmã, na casa número 9, situada no Caminho da Lua Nova. Lembrando de acontecimentos, que marcaram as transformações na sede e costa do município nos últimos tempos, ele citou que, “tem a Praça do Papagaio, em Jauá; também o horto florestal, que por muitos anos foi esquecido; o Museu de Camassary; os campos com grama sintética, que garantem segurança para os usuários; e a Praça da Matriz de Vila de Abrantes. Esses são espaços totalmente novos, que acolhem famílias e abraçam pessoas de todas as idades”.

Especialmente sobre o Museu de Camassary, Arthur Vinícius deu destaque às oportunidades que o equipamento promove, pontuando que, “eu queria fazer um convite aos jovens para visitar o nosso museu. Pois no passado, não tiveram a oportunidade de conhecer melhor a nossa cidade. A entrega desse instrumento possibilitou conhecer um pouco mais da história de Camaçari e aumentar o sentimento de pertencermos a esta terra”. O Museu de Camassary fica localizado no Centro da cidade, onde antigamente funcionava a estação ferroviária. O prédio foi requalificado e conta com duas salas de exposição.

Com a chegada de mais um aniversário da cidade, período em que a população se mobiliza em torno das comemorações pela passagem da data histórica, quando instituições de ensino, grupos culturais, bandas e fanfarras, além de diversas entidades representativas e o público em geral se reúnem na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), para celebrarem a história, cultura e tradições da cidade, Arthur Vinícius exaltou, “viva Camaçari, viva nossa gente, viva nossa juventude!”.

Foto: Franklin Almeida

Mais Notícias

Curso de condutor em turismo realizou 3ª e última visita técnica formativa

Curso de condutor em turismo realizou 3ª e última visita técnica fo...

Sehab e Caixa visitam o Senai e participam de cerimônia de conclusão de curso

Sehab e Caixa visitam o Senai e participam de cerimônia de conclusã...

Limpec leva educação ambiental à Escola Comunitária Brincando e Criando

Limpec leva educação ambiental à Escola Comunitária Brincando e Cri...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us