Os professores da rede municipal lotaram o Teatro Cidade do Saber, na manhã desta segunda-feira (02/02), quando aconteceu a conferência de abertura da Jornada Pedagógica 2015, cujo tema é Educação e Interculturalidade: um olhar emancipatório sobre Camaçari.
O evento foi marcado pela palestra do professor doutor da Uneb, Natanael Bomfim, que destacou o desafio dos educadores para a promoção da inclusão e interculturalidade, valorizando as diferenças. Para o palestrante, a educação transformadora preza pela riqueza das relações e interações entre as multiplicidades.
A gestora da Escola Municipal Sônia Regina, Roseli Conceição, pontuou a relevância do tema, tendo em vista a diversidade cultural de Camaçari, além da importância da Jornada Pedagógica como espaço de integração, reflexão e para adquirir novos conhecimentos.
Na opinião da professora da Escola Cleuza Maria, Sara Tupinambás, o evento é o momento para iniciar o ano letivo e poder enxergar a educação no Município a partir de um olhar diferenciado, ao observar novos horizontes e com perspectivas diferentes. Para ela, as discussões propostas servem para o enriquecimento teórico, o qual contribui para a prática docente.
O secretário de Educação, Luiz Valter de Lima, afirmou que este é um momento de preparação, elencando os desafios existentes, aprofundando discussões, promovendo a mudança de pensamentos e colaborando com a transformação da educação.
A Jornada Pedagógica termina terça-feira (03/02). Nesta segunda-feira, o planejamento conta com aproximadamente 2 mil educadores, dentre professores, coordenadores pedagógicos e diretores.
Na terça, o evento é destinado aos demais profissionais da comunidade escolar, como merendeiras, auxiliares de disciplina e creche e porteiros. Devido à Jornada Pedagógica, as aulas da rede municipal começam quarta-feira (04/02).