Na tarde desta sexta-feira (07/10), o prefeito Luiz Caetano, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado, James Correia, e o diretor operacional da montadora chinesa JAC Motors, Fábio Costa, concederam entrevista coletiva para anunciar a implantação da primeira fábrica do grupo no Brasil, a ser instalada no Polo Industrial de Camaçari.
Na ocasião, Caetano disse que o Município festeja mais essa conquista, obtida graças a excelente infraestrutura e rede de serviços que a cidade oferece para sediar grandes fábricas, a exemplo do Complexo Ford, Continental, Bridgestone Firestone, entre outras.
O prefeito declarou também que a chegada da fábrica marca um novo ciclo de desenvolvimento econômico na cidade e que será preciso “oferecer ainda mais saúde, educação e infraestrutura às pessoas que chegarão ao Município junto com a JAC Motors.” Caetano afirmou que para qualquer empresa se instalar em Camaçari, é necessário que o projeto seja bom tanto para o empresário quanto para a população.
A chegada da JAC Motors ajuda a consolidar o Polo Industrial de Camaçari, considerado o mais forte da América do Sul, destacou o gestor municipal ao lembrar que “as fábricas lá implantadas ainda contam com a Cetrel, responsável pelo destino final dos resíduos, além do Polo estar próximo ao aeroporto e do Porto de Aratu”.
Com investimento de R$ 900 milhões, sendo 80% de capital brasileiro, a fábrica vai gerar 3,5 mil empregos diretos e 4 mil indiretos, de acordo com o secretário James Correia. A conclusão das obras está prevista para 2014 e a unidade terá capacidade para produzir 100 mil carros por ano. James Correia assegurou que a população de Camaçari será bastante beneficiada com a geração de empregos, já que as indústrias sempre optam por contratar profissionais próximos do local em que estão instaladas. “O Município tem grande potencial de desenvolvimento. E, apenas nesta semana, já foi confirmada a vinda do Centro de Distribuição do O Boticário e da Kimberly-Clark”, salientou o secretário.
Segundo James Correia, o terreno de 5 milhões de metros quadrados para a implantação da JAC Motors já está definido e o próximo passo é dar entrada no licenciamento do projeto, “que deve ser rápido, pois o terreno está em um parque industrial completo com toda a estrutura e logística necessárias”.
A deputada estadual Luiza Maia (PT) declarou que, atualmente, a população de Camaçari tem em torno de 38% de mulheres, muitas delas chefes de famílias, e acredita que a diretoria da JAC Motors contrate muitas delas.
Durante a coletiva, o diretor operacional da montadora, Fábio Costa, explicou que o slogan da montadora mudou para Orgulho de nascer na Bahia, graças à implantação da fábrica em Camaçari.
Na manhã de hoje, a montadora protocolou no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília, o plano detalhado do projeto de implantação da fábrica.
Esteve presente também na coletiva, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Hélio Cortes.
PROJETO
O projeto da JAC Motors inclui um Centro de Desenvolvimento de novas tecnologias – como a adoção de um motor com sistema de alimentação flex, com sistema de partida a frio por intermédio de pré-aquecimento de bicos injetores -, além de um centro de estilo e design, laboratórios de controle de emissão de poluentes, pista de testes e centro de capacitação profissional.
O projeto ainda prevê etapas de produção, como armação de carrocerias, soldagem, pintura e montagem final. Para os próximos anos estão previstas as fases de estamparia de componentes e produção de motores.