Investimentos vão gerar mais de 15 mil empregos

Iwwa Agência
Publicado 08/02/2010 03:02:59

Camaçari experimenta um novo ciclo de expansão e acumula bons investimentos na indústria, comércio e setor de serviços. A expectativa é de que nos próximos meses, com a inauguração de novos empreendimentos, sejam gerados mais de 15 mil postos de trabalho.

Estão em andamento, na Via Parafuso, as obras de construção da Fixar, fábrica de pregos, e o Centro de Distribuição das Casas Bahia. Na área do Pólo Plástico, será inaugurada a Manserv, empresa de prestação de serviços; a Sugar, fabricante de ventiladores, exaustores e fogões; a Peroxi Bahia, produtora de hidrogênio; mais a Reistar. Esta última vai produzir aparelhos de DVD, rádios, batedeiras e secador de cabelos.

No dia 7 de abril, o Pólo Industrial ganha a Linde Gases, maior produtora de gases do mundo. A empresa vai ocupar a área da antiga Rhodia Nutrição Animal. Também está prevista a construção do complexo hoteleiro Sol Meliá, na praia de Jenipabu, Guarajuba. As obras devem começar ainda este ano. Esta semana o Pólo de Apoio de Camaçari recebeu a Terwal Máquinas.

O crescimento do Município foi significativo nos últimos quatro anos. Somente as indústrias passaram de 201 para 336, um acréscimo de 67,16%. O comércio, que somava 1.504 estabelecimentos, passou para 2.473 empreendimentos.

O setor de serviços foi o que mais cresceu, com 93,65% de acréscimo. Em 2005, o número de empresas era de 1.908 e hoje são 3.695 estabelecimentos. O Pólo Industrial de Camaçari, primeiro complexo petroquímico planejado do país, é um dos grandes responsáveis pelos resultados.

Atualmente, são mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade, a exemplo da indústria de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas, automotiva, entre outras.

LEGISLAÇÃO
As políticas de incentivos fiscais também colaboraram com o desenvolvimento econômico de Camaçari. Empresários e trabalhadores contam com o Programa Municipal de Desenvolvimento Industrial, Comercial e de Prestação de Serviços (Pró-Desenvolver) e o Programa de Promoção do Emprego (Pró-Emprego).

O primeiro está regulamentado pela lei 438/99, que garante às novas empresas redução ou isenção, por até 10 anos, dos impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Transmissão Inter-Vivos (ITIV).

Os critérios de incentivos fiscais variam de acordo com o tipo de atividade, número de empregos diretos e indiretos gerados e investimentos sociais feitos.

Já o Pró-Emprego, previsto na Lei 618/03, determina que os postos de trabalho devem ser ocupados, em pelo menos 80%, por trabalhadores residentes e domiciliados em Camaçari há mais de dois anos. A legislação também inclui benefícios para as empresas que garantirem 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais e mais 5% aos jovens com idade entre 16 e 24 anos.

Foto: Agnaldo Silva

O Pólo Industrial é um dos maiores geradores de empregos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.