O Inventário da Oferta Turística de Camaçari, desenvolvido pela Setur (Secretaria do Desenvolvimento do Turismo), está na fase final. Os pesquisadores do projeto concluíram a coleta de dados e deram início ao cadastramento dos dados.
As informações coletadas vão alimentar o Banco de Dados do Município (Infotur) e do Ministério do Turismo, através do Sistema de Inventariação da Oferta Turística (Invtur). Em seguida, será construído um diagnóstico da atividade turística municipal, que vai analisar as potencialidades da região e propor planos de ação para melhoria do turismo.
De acordo com o assessor técnico da Setur e coordenador do projeto, Paulo Azevedo, o inventário vai servir de arcabouço teórico para a Setur desenvolver projetos futuros, como o Plano Municipal de Turismo, e também para a divulgação da oferta turística da região.
Através da Infotur, as pessoas terão acesso às informações turísticas georreferenciadas, “podendo gerar mapas das localidades, verificar atrativos turísticos e serviços existentes na cidade, além da infraestrutura que cada localidade oferece”, destaca Paulo Azevedo, ao complementar que os dados estarão disponíveis em breve no sistema municipal.
A construção do Inventário da Oferta Turística do Município teve início com as oficinas de sensibilização, onde foi apresentada a metodologia do trabalho à população e empresários do ramo turístico, além do levantamento de dados referentes aos aspectos turísticos das localidades. Ao todo, foram realizados quatro encontros nas localidades de Arembepe, Jauá, Guarajuba e na sede do Município.
Foi realizada também uma pesquisa de gabinete na Setur e nas demais secretarias para levantar os documentos existentes sobre a oferta turística de Camaçari, além da pesquisa de campo.

Inventário revela a diversidade turística do Município -