Invasão do morro da manteiga compromete rio Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 28/05/2008 04:05:17

A manutenção de ocupação regular das áreas urbanas municipais sempre foi uma preocupação da Prefeitura de Camaçari. Para garantir moradia adequada à população que está ocupando o morro da Manteiga, na rua Maria Mary, bairro Nova Vitória, o executivo municipal se reuniu novamente na tarde desta quarta-feira (28/05), com representantes comunitários.

A proposta é divulgar o cronograma de visitas às pessoas que serão contempladas em programas habitacionais e apresentar relatório dos trabalhos realizados com dezenas dessas famílias já beneficiadas pela habitação popular.

De acordo com vistoria técnica elaborada pela Secretaria do Planejamento (Seplan), o local invadido pelos moradores faz parte da área do Anel Florestal, administrado pela Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Camaçari).

A área também integra a Zona de Importância Ambiental e Paisagística (Ziap), conforme Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Camaçari (PDDU).

Segundo levantamento da Prefeitura, o local invadido encontra-se em processo acelerado de degradação ambiental, causado pelo desmatamento da vegetação nativa para demarcação de lotes. A ação compromete a integridade da Área de Preservação Permanente (APP) da nascente do rio Camaçari, maior do Município e principal afluente da Bacia do rio Joanes.

A invasão dos moradores constitui crime, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 4.771/65 e Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98.

HABITAÇÃO
O combate ao déficit habitacional tem sido uma das prioridades da administração municipal. Nos últimos três anos, foram construídas mais de duas mil casas populares e outras 200 devem ser entregues até dezembro próximo. Todas essas obras geraram mais de R$ 50 milhões em investimentos e foram responsáveis pela geração de 2 mil empregos.

Segundo o secretário municipal da Habitação (Sehab), Waldy Freitas, famílias que ganham a partir de três salários mínimos vão ser beneficiadas, até o final do ano, com a construção de 6 mil moradias.

Freitas ainda acrescenta que no dia 1º de julho, participa de um café-da-manhã, na Casa do Trabalho, com representantes da Associação de Servidores dos Correios e Telégrafos, onde será lançado mais mil unidades habitacionais.

Foto: Agnaldo Silva

Retirada das ocupações atende legislação ambiental -

Mais Notícias

Setur abre novas inscrições para cursos gratuitos do Qualifica Turismo

Setur abre novas inscrições para cursos gratuitos do Qualifica Turismo

8ª audiência pública para revisão do PDDU acontece quarta (4)

8ª audiência pública para revisão do PDDU acontece quarta (4)

Eleição do Conselho Tutelar movimenta Camaçari neste domingo (1º)

Eleição do Conselho Tutelar movimenta Camaçari neste domingo (1º)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us