Com cerca de 900 atendimentos por mês, o serviço de exame de eletrocardiograma à distância, da Secretaria da Saúde (Sesau), completa três anos neste mês.
O atendimento, exclusivo para diagnóstico de doenças cardíacas, facilita o trabalho dos médicos e reduz sensivelmente o risco de morte dos pacientes, por doenças do coração.
O processo de diagnóstico de eletrocardiograma é feito por uma Central, em Salvador, que recebe via e-mail ou fax, uma cópia do exame efetuado pelo paciente. Um médico especialista efetua a análise e fornece o laudo online. O procedimento dura, em média, de cinco à 10 minutos.
De acordo com a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Sesau, Jane Brito, a vantagem do eletrocardiograma à distância, em relação ao modo convencional, é a rapidez no atendimento. O exame é feito em tempo real, complementa.
O serviço está disponível nas unidades 24 horas dos Prontos Atendimentos de Abrantes, Arembepe, Monte Gordo, Nova Aliança e no Natal, além da Policlínica do Centro e na Unidade Básica do Gravatá.
Serviço já beneficia parte dos postos do Município -