Instituições e sociedade participam de encontro

Iwwa Agência
Publicado 15/09/2016 03:09:09

Diversas instituições e sociedade civil se reuniram na manhã desta quinta-feira (15/09) para o primeiro dia do Encontro de Segurança Pública e Municipalidade, no Teatro Alberto Martins. O evento segue até sexta-feira (16/09) com apresentações de projetos, de propostas e entrega de relatórios.

O prefeito Ademar Delgado participou da abertura do encontro e pontuou alguns dos investimentos que o governo municipal tem feito para contribuir com a segurança pública. “Estamos fazendo políticas para a juventude, como as bolsas Atleta, Estágio e Universitária. Fizemos parcerias com as polícias, construímos a Base Comunitária de Segurança, fornecemos viaturas e auxílio a policiais”.

A programação do primeiro dia contou com as conferências Integração das Instituições, Municipalidade e Ferramentas de Gestão e Os desafios da formação qualificada dos profissionais do campo da segurança pública: a experiência da UFBA (Universidade Federal da Bahia) / PROGESP (Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública.

“O evento teve o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas e apresentar um relatório de propostas de ações integradas para fomentar, em um futuro próximo, o Plano Municipal de Segurança Pública”, afirmou o promotor de Justiça e coordenador do CISP (Comitê Interinstitucional de Segurança Pública) de Camaçari, Adalto Araújo.

Do Ministério da Justiça, o conferencista Fernando Cesar Zarantonello falou sobre o papel do Município, sob uma nova perspectiva, que é de protagonista. “O fato de existir um evento para discutir segurança pública, com mobilização social, mostra que Camaçari está no caminho”. Ideia reforçada pelo coordenador do CISP Estadual e também conferencista, Geder Gomes. “É com a união das instituições que os projetos podem dar resultados”.

Como representante da sociedade civil, do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Raimundo de Jesus, 63 anos, participou do evento e acredita que “de mãos dadas vamos conseguir formar uma rede segura para caminhar”.

Com apoio da Prefeitura, através do GGIM (Gabinete de Gestão Integrado do Município), a realização é do CISP (Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Camaçari), do Ministério Público da Bahia. O evento conta também com o apoio do 12° Batalhão de Polícia Militar da Bahia, da 59ª Cia Independente de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

PRESENÇAS

Estiveram presentes os secretários de Governo, Leda Duarte, de Saúde, Washington Couto, da Mulher, Suzana Graziela de Lima, do Esporte, Manuel Alves, e da Cidadania e Inclusão, Fernando Maia, o coordenador de Eventos, Fábio Matos, e a coordenadora do GGIM, Sara de Andrade.

Participaram do Encontro ainda os comandantes da Região Metropolitana, coronel Luziel Andrade, do 12º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Henrique Melo, da CIPE (Companhia Independente de Policiamento Especializado) – Polo Industrial, major Orlando Rodrigues, da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Adriano Chastinet, do 10º Grupamento de Bombeiros Militar, major Lanúcio Andrade. Além do representante da Secretaria de Segurança Pública, Fábio Andrade.

Também marcaram presença a delegada da 18ª Delegacia Territorial, Thaís Siqueira, o juiz da vara da Violência Doméstica, Ricardo Vieira, do Defensor Público, Marcos Cavalcanti.

Slideshow | 5 fotos

Instituições e sociedade participam de encontro

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.