Instituição terá Fábrica de Software

Iwwa Agência
Publicado 07/07/2010 05:07:36

A Cidade Universitária foi o tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira (07/07), nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que está em construção na CTU.

O local reúne instituições públicas e privadas de ensino técnico e superior.

Na ocasião, o representante do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado (Sinepd), José Clemente de Mello Zanatta, e o consultor em Inovação, Tadashi Koshima, falaram do interesse em criar, na CTU, um Pólo de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação, intitulada também de Fábrica de Software.

A iniciativa pretende instalar 10 produtoras de softwares para atender a demanda estadual e de exportação.

“Queremos ser exportadores de inteligência e não de serviços”, ressaltou José Zanatta.

Após conhecer o projeto da CTU, Zanatta avaliou que a capacitação profissional e o Pólo Industrial são dois pontos que contribuem para abrigar a Fábrica de Software no Município.

De acordo com o consultor em inovação, Tadashi Koshima, a idéia é instalar a Fábrica na Cidade Universitária pelo fato de estar próxima as instituições de ensino.

A proposta é que os profissionais capacitados na área de Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), IFBA e demais instituições sejam absorvidos pela Fábrica de Software, prevista para geara mil empregos nas dez empresas.

No encontro, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, autorizou a instalação da Fábrica e falou que o Município vive uma transformação muito importante, principalmente na área educacional.

“A Cidade Técnico Universitária é uma realidade no Município e representa um grande avanço educacional por reunir, em um só lugar, grandes instituições de ensino”, disse .

O prefeito Caetano falou sobre o bom momento que o Município vive e citou a construção da CTU, Cidade do Saber, IFBA, UNEB, Núcleo de Tecnologia Educacional, Museu de Ciência e Tecnologia e universidades particulares.

Na opinião do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneb, José Cláudio Rocha, a CTU é uma proposta inovadora que não existe em lugar algum do mundo.

CTU

A primeira unidade a se instalar no local foi o antigo Cefet, hoje IFBA. As obras devem ser concluídas no final do mês e a inauguração está prevista para agosto.

O espaço vai abrigar ainda o campus da UNEB e o Núcleo de Tecnologia Educacional. Além disso, há a discussão para a implantação de um campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na CTU.

No encontro desta quarta-feira (07/07), José Cláudio Rocha informou que o projeto de construção do campus da UNEB na CTU foi apresentado ao governador Jaques Wagner. A proposta é incorporar a iniciativa no Plano Plurianual do Estado para 2011.

No que diz respeito à construção do Núcleo de Tecnologia Educacional, o prefeito Luiz Caetano solicitou ao secretário municipal da Educação (Seduc), Luiz Valter Lima, agilidade no projeto executivo para iniciar as obras.

O Núcleo será destinado para formação continuada de professores e servidores e vai abrigar também a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Durante a reunião, o prefeito Caetano solicitou aos secretários municipais que providenciem obras estruturais necessárias para a CTU, como a implantação da iluminação pública, construção de passeios, urbanismo e criação de roteiro do transporte público.

Também participaram da reunião, a reitora do IFBA, Aurina Santana, o diretor geral do IFBA/campus Camaçari, Affonso Alves Filho, os secretários municipais da Infraestrutura (Seinfra), Everaldo Siqueira, dos Serviços Públicos (Sesp), Eduardo Magalhães, do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, e da Administração (Secad), Ademar Delgado, mais o vereador Marcelino Filho (PT), a coordenadora do Ensino Superior da Seduc, Patrícia Oliveira, e o coordenador da UAB unidade Camaçari, Márcio Neves. 

Slideshow | 2 fotos

Instituição terá Fábrica de Software

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.