A instalação da ETE (Estação de Tratamento e Esgoto) do Residencial Parque das Algarobas I, II e III, localizado no bairro Santa Maria, está 80% concluída. As próximas etapas consistem na pintura dos tanques, montagem da estação elevatória e da caixa de areia, conclusão da construção dos leitos de secagem, além da interligação da rede de esgoto do condomínio com a ETE.
De acordo com o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli, que vistoriou as intervenções na tarde de quinta-feira (09/07) o andamento da obra está acelerado e, se a chuva der uma trégua, a programação é de que seja entregue até o final do mês. Depois de concluída, a ETE, que é cedida pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.), passará por uma fase de teste antes de entrar em funcionamento.
A Prefeitura aguarda a finalização da ETE para entregar as 1.488 unidades habitacionais do Parque das Algarobas, uma vez que o equipamento é essencial para os conjuntos residenciais.
A ETE é um tipo de estação compacta que trata os esgotos sanitários, para depois serem escoados, através de um emissário, para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável, conforme a legislação vigente.
A parte civil da construção do residencial está 100% concluída. Os imóveis são destinados a pessoas com renda familiar de até R$ 1.600,00, inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida. A previsão de entrega é para o final de agosto.
Os empreendimentos residenciais Parque das Algarobas I, II e III dispõem de três setores com 496 apartamentos cada. Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O empreendimento possui ainda parque infantil, quiosque e campo de futebol society.