Inscrições abertas para Seminário sobre Hepatites

Iwwa Agência
Publicado 11/07/2011 12:07:36

Começam hoje (11/07) e seguem até o dia 18, as inscrições para o Seminário sobre Hepatites Virais, que acontece no dia 20 de julho, das 8h30 às 15h, no auditório 4 da Cidade do Saber.

O evento é destinado aos profissionais de salão de beleza, barbearia e estúdio de tatuagens e conta com 70 vagas.

O objetivo é sensibilizar os profissionais para o trabalho preventivo, além de orientá-los sobre a identificação precoce da doença. O seminário vai abordar também as formas de prevenção e os riscos de transmissão da doença nas atividades de manicure, barbeiros e tatuadores, além de técnicas para reprocessamento dos materiais utilizados pelos profissionais e a situação das Hepatites Virias no Município.

Durante o encontro, será realizada ainda uma campanha de vacinação contra Hepatite B destinada aos profissionais de salão de beleza que participarem do seminário. O evento terá representantes da Coordenação Estadual das Hepatites Virais, Técnicos da Vigilância Sanitária de Camaçari e do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, assim como da organização não-governamental, Grupo Vontade de Viver.

O seminário é uma realização do Programa Municipal de DST/Aids em conjunto com a Vigilância em Saúde do Município. Os interessados em participar devem acessar o site da Sesau (Secretaria da Saúde) – saude.camacari.ba.gov.br – e clicar no banner do evento, ao lado direito da página.

HEPATITES

O termo hepatite significa inflamação no fígado. Existem diversos tipos de hepatite, mas as formas mais comuns são as contagiosas, transmitidas através de vírus, também chamadas de hepatites virais.

Atualmente, são conhecidas as hepatites virais dos tipos A, B, C, D e E  (causadas pelos vírus da letra correspondente) e as hepatites não-virais, causadas por agentes tóxicos (drogas ou substâncias químicas), como álcool, medicamentos, doenças metabólicas ou anormalidade do sistema imunológico.  A doença é silenciosa e muitas vezes só é identificada em estágio grave, quando se transforma em cirrose ou câncer de fígado.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura

9h – Palestra – As Hepatites Virais e os riscos de transmissão em atividades de manicure e tatuagem.  Medidas de precaução e biossegurança.

Palestrante: Maria Helena Macedo- Coordenadora Estadual de Hepatites Virais

10h – Situação Epidemiológica das Hepatites Virais no município de Camaçari

Palestrante: Dr.Edgar Lessa – Médico da Vigilância Epidemiológica do Município

11h – Grupo Vontade de Viver

12h – Intervalo para Almoço

14h – Palestra: Artigos utilizados em salões de beleza e estúdios de tatuagem. Reprocessamento: Técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização.

Palestrante: Enfermeira da Vigilância Sanitária de Camaçari

14h30 – Debate/ dúvidas

15h – Encerramento e campanha de vacinação para Hepatite B para os profissionais de salão de beleza.

 

Foto: Carol Garcia

Seminário sobre hepatites será na Cidade do Saber -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.