Inscrição atrai centenas de pessoas

Iwwa Agência
Publicado 04/12/2012 02:12:18

O primeiro dia de inscrição dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na sede do Município atraiu cerca de 500 pessoas, na manhã desta terça-feira (04/12), a Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão).

Executora do programa no Município, a Secretaria distribuiu 240 senhas correspondentes ao número de vagas oferecidas. No entanto, as 100 primeiras inscrições serão confirmadas ao longo do dia de hoje, enquanto as 100 seguintes na quarta-feira (05/12). Na quinta-feira (06/12) serão efetuadas as 40 inscrições restantes.

Nesta etapa, as vagas serão divididas entre os cursos de auxiliar administrativo, operador de caixa, vendedor, recepcionista, garçom e camareira em meio de hospedagem. As aulas serão ministradas pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e começam no dia 14.

Moradora do bairro Nova Vitória, a dona de casa Marília Oliveira, 33 anos, avalia a iniciativa como uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho. “Escolhi o curso de operador de caixa, porque percebo um grande avanço no setor de comércio na sede do Município”, justificou.

O curso é destinado a pessoas com idade entre 18 e 59 anos, prioritariamente cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico. Para realizar a inscrição é necessário apresentar o original e a cópia do CPF, RG, comprovante de residência e do número do PIS (Programa de Integração Social) ou do NIS (Número de Identificação Social).

A confirmação da matrícula, realizada logo após o processo de inscrição, deve ser feita no anexo do Senac, situado na rua Duque de Caxias, nº 105, 1ª andar, no centro da cidade, mesmo local onde acontecerão as aulas.

O processo de inscrição contempla ainda os moradores de Monte Gordo. No total, foram destinadas 60 vagas para os cursos de recepcionista e camareira, ambos para meio de hospedagem. A inscrição acontece na Associação de Moradores de Monte Gordo, na sexta-feira (07/12).

PROGRAMA 

Desde que foi implantado no Município em março deste ano, a Prefeitura, através da Secin, contabilizou aproximadamente 2.700 inscritos no Pronatec. Destes, 2.200 já concluíram e 500 estão em sala de aula. O programa do governo federal visa capacitar e qualificar a mão de obra local, a fim de contribuir para a inserção das pessoas no mercado de trabalho.

Com duração de cerca de dois meses e meio, os cursos são ministrados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). As aulas acontecem nos turnos matutino, vespertino e noturno, dependendo da instituição responsável pela capacitação.

Para atender a demanda, as aulas também são ministradas em espaços alternativos, a exemplo de associações de moradores, igrejas e terreiros. Formato que possibilitou a formação de 12 turmas.

De acordo com o titular da Secin, o secretário Carlos Silveira, os cursos são escolhidos e disponibilizados em função do desenvolvimento local, no que diz respeito à sede e orla.

Ainda de acordo com o secretário, a previsão é de que sejam disponibilizadas cerca de 5 mil vagas para Camaçari, em 2013. 

 

Slideshow | 2 fotos

Inscrição atrai centenas de pessoas

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.