Inscrição atrai centenas de pessoas

Iwwa Agência
Publicado 04/12/2012 02:12:18

O primeiro dia de inscrição dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na sede do Município atraiu cerca de 500 pessoas, na manhã desta terça-feira (04/12), a Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão).

Executora do programa no Município, a Secretaria distribuiu 240 senhas correspondentes ao número de vagas oferecidas. No entanto, as 100 primeiras inscrições serão confirmadas ao longo do dia de hoje, enquanto as 100 seguintes na quarta-feira (05/12). Na quinta-feira (06/12) serão efetuadas as 40 inscrições restantes.

Nesta etapa, as vagas serão divididas entre os cursos de auxiliar administrativo, operador de caixa, vendedor, recepcionista, garçom e camareira em meio de hospedagem. As aulas serão ministradas pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e começam no dia 14.

Moradora do bairro Nova Vitória, a dona de casa Marília Oliveira, 33 anos, avalia a iniciativa como uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho. “Escolhi o curso de operador de caixa, porque percebo um grande avanço no setor de comércio na sede do Município”, justificou.

O curso é destinado a pessoas com idade entre 18 e 59 anos, prioritariamente cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico. Para realizar a inscrição é necessário apresentar o original e a cópia do CPF, RG, comprovante de residência e do número do PIS (Programa de Integração Social) ou do NIS (Número de Identificação Social).

A confirmação da matrícula, realizada logo após o processo de inscrição, deve ser feita no anexo do Senac, situado na rua Duque de Caxias, nº 105, 1ª andar, no centro da cidade, mesmo local onde acontecerão as aulas.

O processo de inscrição contempla ainda os moradores de Monte Gordo. No total, foram destinadas 60 vagas para os cursos de recepcionista e camareira, ambos para meio de hospedagem. A inscrição acontece na Associação de Moradores de Monte Gordo, na sexta-feira (07/12).

PROGRAMA 

Desde que foi implantado no Município em março deste ano, a Prefeitura, através da Secin, contabilizou aproximadamente 2.700 inscritos no Pronatec. Destes, 2.200 já concluíram e 500 estão em sala de aula. O programa do governo federal visa capacitar e qualificar a mão de obra local, a fim de contribuir para a inserção das pessoas no mercado de trabalho.

Com duração de cerca de dois meses e meio, os cursos são ministrados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). As aulas acontecem nos turnos matutino, vespertino e noturno, dependendo da instituição responsável pela capacitação.

Para atender a demanda, as aulas também são ministradas em espaços alternativos, a exemplo de associações de moradores, igrejas e terreiros. Formato que possibilitou a formação de 12 turmas.

De acordo com o titular da Secin, o secretário Carlos Silveira, os cursos são escolhidos e disponibilizados em função do desenvolvimento local, no que diz respeito à sede e orla.

Ainda de acordo com o secretário, a previsão é de que sejam disponibilizadas cerca de 5 mil vagas para Camaçari, em 2013. 

 

Slideshow | 2 fotos

Inscrição atrai centenas de pessoas

Mais Notícias

Burissatuba recebe 4ª edição do Fala Mulher na quarta (17/8)

Burissatuba recebe 4ª edição do Fala Mulher na quarta (17/8)

Roda de Conversa abre a semana alusiva ao Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua

Roda de Conversa abre a semana alusiva ao Dia Nacional da Pessoa em...

Construção de urnas funerárias será concluída nesta semana

Construção de urnas funerárias será concluída nesta semana

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us