Iniciativa realizada em Lagoa Seca

Iwwa Agência
Publicado 19/09/2012 04:09:55

A população de Lagoa Seca, distrito de Barra do Pojuca, foi contemplada nesta quarta-feira (19/09) com as ações do Mutirão de Saúde. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), aconteceu na sede da Igreja Batista da localidade e beneficiou cerca de 100 pessoas.

O secretário da Saúde, Vital Sampaio, acompanhou de perto o mutirão, que segundo ele tem também a finalidade de aproximar a Sesau das comunidades mais distantes. Na ocasião, o titular da Sesau aproveitou para vistoriar as obras de construção da USF (Unidade de Saúde da Família) da localidade.

Durante o Mutirão de Saúde foram realizadas consultas médicas com clínico geral, prescrição de mamografia e ultrassonografia para as mulheres, que também realizaram o exame preventivo ginecológico. Para os homens com idades acima de 40 anos foi prescrito exame PSA para detectar o câncer de próstata. A iniciativa da prefeitura ainda disponibilizou serviços de verificação de pressão arterial, dosagem de glicemia e orientação sobre a tuberculose.

As crianças contaram com serviço de avaliação nutricional, atualização da caderneta de vacinação, além de orientações sobre a escovação correta dos dentes com aplicação de flúor no espaço Escovódromo.

Participaram também do mutirão a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com ações de combate à dengue e vacinação animal.  Os moradores que ainda não possuíam o cartão SUS tiveram a chance de fazer o cadastramento.

Para atender a demanda da população a Sesau destacou 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares de enfermagem, agentes de combate às endemias, além de atendentes do setor administrativo e de apoio.

A população ficou satisfeita com a iniciativa da Prefeitura, a exemplo do motorista Manoel Santos, 45 anos, que aproveitou a oportunidade para verificar a pressão arterial, a dosagem de glicemia, além de receber a requisição para realizar o PSA. “É muito bom a realização destes mutirões de saúde, pois possibilita a realização de vários procedimentos em um só lugar”, declarou.

 USF DE CACHOEIRINHA

As obras de construção da USF estão 90% concluídas. O novo equipamento público deve ser entregue a população no prazo de 60 dias. Para finalizar as intervenções faltam concluir a parte elétrica, pintura e a construção do muro da entrada do espaço.

De acordo com o secretário da Saúde, Vital Sampaio, a unidade tem capacidade para atender 8 mil pessoas e contará com duas equipes médicas. “Inicialmente, a USF atenderá 4 mil, com uma equipe médica. Mas de acordo com a demanda passará a atender com a capacidade total”, ressaltou.  

A USF é construída em uma área de mais de 600 metros quadrados. A nova unidade de saúde conta com salas de curativo, de coleta, de procedimentos, de observação, de esterilização, farmácia, consultórios médico, de enfermagem e odontológico, além de recepção, setor de arquivamento médico estatístico, auditório, copa, almoxarifado e depósito de materiais de limpeza.  

Para atender a comunidade, a USF terá uma equipe formada por médico, enfermeiro, dentista, assistente de consultório dentário, técnico de enfermagem, recepcionista, agente comunitário de saúde e pessoal do setor administrativo.

Atualmente, o atendimento e assistência à comunidade de Cachoeirinha são realizados em um espaço provisório alugado pela Prefeitura.

Slideshow | 4 fotos

Iniciativa realizada em Lagoa Seca

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.