Com o objetivo de incentivar o fortalecimento das tradições culturais e abrilhantar o maior São João da Região Metropolitana, o Camaforró, a Secult (Secretaria Municipal da Cultura), em parceria com a Associação dos Quadrilheiros Juninos de Camaçari, promove, entre os dias 22 e 24 junho, o Concurso de Quadrilhas Juninas do Município. A competição acontece pelo segundo ano consecutivo no Camaforró.
De acordo com o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, com a realização da competição durante o Camaforró, “os grupos passaram a ter uma motivação a mais, caprichando na produção e na apresentação”, avalia.
Ao todo, 22 quadrilhas juninas disputam, a cada dia, uma categoria. A comissão julgadora formada por coreógrafos, bailarinos e representantes de entidades do segmento artístico do Município vai avaliar aspectos como vestimenta e adereços, conjunto, coreografia, criatividade, animação, marcador, música e ritmo, disciplina, tema da quadrilha e o tempo da apresentação, que será de 25 minutos. Cada critério vale 10 pontos.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira (22/06), os grupos Cheguei prá Ficar, Nova Geração, Canjica Mole, Phoctá, Flor de Lis, Jamel, Pé de Moleque e Unidos Venceremos disputam na categoria Arrasta Pé. As performances começam sempre às 20h, no Forródromo, espaço destinado à apresentação das quadrilhas e dos trios do Forró Pé de Serra.
Os grupos Vem que Tem de Parafuso, Coisinha Miúda, Forró Quentão, Katinqueiro, Santo Antônio, Asa Branca e Pode Misturá se apresentam no sábado (23/06), na categoria Dobrados e Evoluções.
No domingo (24/06), último dia da competição, a categoria é livre e os grupos podem escolher qualquer uma das categorias anteriores. As quadrilhas Forró Balancê, Rosas Vermelhas, Mais que Tradição, Vem que Tem de Pitangueiras, Esmeralda, Maria Bonita e Busca Pé encerram a programação.

Quadrilhas juninas se apresentam no Forródromo -