A moradora do bairro Gleba A, a dona de casa Irene Lemos, de 57 anos, chegou cedo à sede do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) na manhã desta quinta-feira (23/07) para participar das atividades da Campanha Movimento Mulher, cujo objetivo é incentivar a prevenção e o tratamento do câncer do colo do útero.
Além dela, centenas de outras mulheres foram ao local e realizaram o exame preventivo ginecológico para o diagnóstico precoce do câncer do colo uterino, além de terem participado de palestras sobre a saúde da mulher, direito da mulher, oficinas e dinâmicas. “Essa ação é muito importante para nós. O atendimento foi ótimo. Só tenho a agradecer pelo acolhimento”, ressaltou Irene.
Quem também aprovou a iniciativa foi a moradora do bairro Jardim Limoeiro, a empregada doméstica Maria das Graças dos Santos, de 46 anos. Ela contou que a prevenção é a melhor forma de evitar doenças futuras e saber que a Prefeitura está preocupada em cuidar das mulheres dessa forma é muito gratificante.
A Campanha é realizada pela Sesau (Secretaria da Saúde), por meio do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), e foram distribuídas nesta quinta 250 senhas para mulheres com idades entre 18 e 59 anos. O atendimento também será realizado na sexta-feira (24/07).
O secretário da Saúde, Washington Couto, falou do empenho dos envolvidos na campanha e anunciou que no próximo ano as vagas serão ampliadas, assim como afirmou que a Sesau tem um projeto para criar um espaço dedicado exclusivamente à saúde da mulher.
O atendimento foi realizado por 16 profissionais, dentre ginecologista, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e equipe administrativa. Além da campanha Movimento Mulher, estão previstas a realização do Outubro Rosa que é destinada a prevenção do câncer de mama e do Novembro Azul, cujo público alvo são os homens e o intuito é prevenir o câncer de próstata.