Mais de 80 pessoas foram atendidas pelo Mutirão do Glaucoma, na manhã desta sexta-feira (03/06), em Vila de Abrantes. A ação acontece na UBS (Unidade Básica de Saúde) da localidade e tem como objetivo facilitar o acesso ao diagnóstico precoce do Glaucoma.
A iniciativa oferece consultas com oftalmologista e exames específicos do campo visual como tonometria, campimetria e fundoscopia. O atendimento acontece das 8h às 12h e da 13h às 16h e pretende contemplar 600 pessoas até sábado (04/06).
No local, são atendidas pessoas com idade acima de 50 anos, além de hipertensos, diabéticos, míopes, monocular ou aqueles que possuam casos da doença na família. Para realizar o atendimento, os pacientes devem apresentar o cartão do SUS, xerox do RG e comprovante de residência.
As pessoas atendidas no mutirão recebem o resultado após a consulta. Se diagnosticada a doença, o paciente recebe a prescrição médica e o colírio para ser usado durante três meses. Após esse período, a pessoa é acompanhada e realiza revisão.
Essa é a primeira vez que o Mutirão do Glaucoma chega ao distrito de Vila de Abrantes, mas a iniciativa já contemplou o Município três vezes. As últimas localidades beneficiadas com a ação foram Camaçari de Dentro, na sede, e Arembepe, na orla.
O mutirão é realizado através da parceria entre a Prefeitura e o Estado, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde) e a Sesab (Secretaria Estadual da Saúde).

Mutirão do Glaucoma segue em Vila de Abrantes até sábado -