Iniciativa beneficia Vila de Abrantes

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2013 05:10:24

Os moradores de Vila de Abrantes, na orla de Camaçari, foram contemplados neste sábado (19/10) com o Ministério Público e a Escola – Cidadania Sem Muros, projeto que prestou orientações jurídicas sobre pensão alimentícia, divórcio com partilha de bens, pedido de custodia, interdição e investigação e reconhecimento de paternidade, além de serviços de saúde.

Na área da saúde, foram realizadas aferição de pressão arterial e verificação de glicemia. Além disso, odontólogos ensinaram as crianças a maneira correta de escovar os dentes, aplicaram flúor e distribuíram kits para higiene bucal através do escovódromo. 

O secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, destacou que os serviços refletem positivamente na vida das famílias. “O projeto auxilia na construção da cidadania, através dos atendimentos, o que deixa a população integrada em diversos aspectos”, afirmou.

Morador de Nova Abrantes, em Vila de Abrantes, Domingos Sabino, de 38 anos, prestigiou o evento com o filho Davi Alves, de 6 anos. Os dois passaram pela triagem de câncer de boca, procedimento realizado por profissionais da Sesau (Secretaria da Saúde), através do qual é observado se há alterações na mucosa, gengiva, palato e língua. Pai e filho aproveitaram ainda para observar os estágios doa vida do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Durante o evento, a promotora pública Joana Philigret destacou a importância do projeto e ressaltou que o Ministério Público e a Escola – Cidadania Sem Muros ainda prevê o casamento coletivo para pessaos que vivem em união estável, incluindo relações homoafetivas. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro. O local da cerimônia ainda não foi definido.

Participaram também do projeto Ministério Público e a Escola – Cidadania Sem Muros técnicos dos Cras (Centro de Referência e Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que prestaram esclarecimentos sobre os serviços oferecidos nas unidades, a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), com trabalho de educação ambiental, e profissionais da coordenação de Segurança Alimentar, que orientaram a comunidade sobre como aproveitar os alimentos integralmente.

O projeto contou ainda com a participação de promotores públicos, profissionais da Saúde e do Cajuc, além do apoio de estagiários do curso de Direito da Famec (Faculdade Metropolitana de Camaçari) e da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), que passaram por capacitação feita pelo promotor público Inocêncio Carvalho, idealizador do projeto.

O Ministério Público e a Escola – Cidadania Sem Muros é promovido pelo Ministério Público em parceria com a Prefeitura, através da Seduc (Secretaria da Educação), da Sesau (Secretaria da Saúde) e do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania). A ação de hoje aconteceu no Centro Educacional Marquês de Abrantes.

 

Slideshow | 7 fotos

Iniciativa beneficia Vila de Abrantes

Mais Notícias

Edital de ocupação do Teatro Alberto Martins é apresentado aos agentes de cultura

Edital de ocupação do Teatro Alberto Martins é apresentado aos agen...

PPAC iniciou oficinas em escolas nesta quarta-feira (20)

PPAC iniciou oficinas em escolas nesta quarta-feira (20)

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.