Iniciativa beneficia 12 mil logradouros

Iwwa Agência
Publicado 30/08/2012 09:08:58

Começa em setembro a instalação de placas de identificação de 12 mil logradouros de Camaçari. A iniciativa beneficia bairros da sede, da orla e dos distritos.

A instalação das placas, a princípio, será nos bairros Camaçari de Dentro, Jardim Brasília, Jardim Panorama, mais conhecido como Gleba A, Alto da Cruz, Natal, Gravatá, além do distrito de Vila de Abrantes. 

A ação será executada pela Prefeitura, por meio da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), que estima um prazo de uma semana para instalar as placas em cada bairro.

As placas estão em estágio de confecção e são produzidas com polietileno, material resistente a alto impacto, fogo e a longos períodos de exposição ao sol e a chuva. Cada logradouro receberá duas peças de identificação. A previsão é de que as instalações terminem em dezembro.

De acordo com a Sedur, é considerado logradouro todo espaço público que configura via de acesso de pessoas, automóveis e meios de locomoção não motorizados. A instalação das placas é a última fase do processo de oficialização de endereços realizado pela Sedur.

O primeiro passo para a identificação do logradouro consiste na medição da área e na coleta de informações sobre os serviços públicos disponíveis no local, a exemplo de coleta de lixo e saneamento básico, entre outros.

Em seguida é criada uma nomenclatura e gerado um código para facilitar a identificação da via no sistema da Secretaria, que logo depois realiza uma consulta com a comunidade para definir o nome do logradouro. A partir daí, é criada uma minuta de lei para ser apreciada pela Câmara de Vereadores e posteriormente sancionada pelo prefeito.

Toda criação, oficialização e atualização de logradouro é publicada no Diário Oficial do Município. Os dados são utilizados como base de informações pela Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), Embasa (Baiana de Águas e Saneamento S.A), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e demais instituições que só utilizam endereços oficializados por lei. 

 

Foto: Marcelo Ferrão

Doze mil logradouros ganham placas de identificação -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.