Iniciativa aumenta oferta de exames

Iwwa Agência
Publicado 23/08/2012 03:08:01

A Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), realiza nesta quinta-feira (23/08) um Mutirão de Saúde da Mulher na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Nova Vitória. A ação prossegue até as 16h30 e visa aumentar a oferta de exames preventivos (Papanicolaou) para as mulheres que moram na região, além de incentivar a realização periódica do procedimento.   

Durante a iniciativa são oferecidos também aferição de pressão arterial e teste de glicemia, assim como palestras sobre saúde da mulher, planejamento familiar e prevenção das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A expectativa é atender 190 mulheres. No entanto, as pessoas que não forem atendidas hoje (23/08), em função do número de vagas oferecidas, a Sesau agendará novos atendimentos. 

A coordenadora do Departamento da Área Técnica da Mulher da Sesau, Laura Passos, informa que o exame Papanicolaou é simples, seguro e extremamente eficaz para detectar lesões que precisam ser tratadas para evitar que evoluam para um câncer de colo de útero.  

A estudante Vaneza Maria de Jesus, 23 anos, não perdeu tempo diante da oportunidade. Após passar quatro anos sem fazer o exame ginecológico, a ela foi à unidade fazer a coleta do material para o exame preventivo. “Adorei a iniciativa. Além disso, o atendimento é muito rápido”, observou.

A dona de casa Joseane Bonfim, 30 anos, também achou o mutirão muito oportuno, pois teve a oportunidade para fazer o exame após cinco anos.

O exame de Papanicolaou é oferecido em todas as unidades de saúde de Camaçari. As mulheres que nunca realizaram o preventivo ou tem mais de um ano sem fazer devem procurar uma unidade de saúde próxima da residência para marcar a consulta médica e agendar a coleta. 

O Mutirão de Saúde da Mulher é uma iniciativa dos Apoiadores Institucionais do Departamento de Atenção Básica da Sesau. A próxima iniciativa acontece no dia 31 de agosto, das 8h às 16h30, na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Verdes Horizontes. A ação também contemplou 75 mulheres da localidade de Barra do Pojuca, orla do Município. 

Slideshow | 6 fotos

Iniciativa aumenta oferta de exames

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.