Tiveram início segunda-feira (06/02) as inscrições para os 38 cursos profissionalizantes gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Serão disponibilizadas um total de 2.230 vagas. Até o momento mais de 300 pessoas já realizaram a matrícula.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem ir ao Núcleo de Atendimento ao Público, que funciona na Casa do Programa de Superação da Pobreza Extrema de Camaçari, localizada na rua Goiás, s/n, Centro. O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também está acontecendo inscrições itinerantes nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e nas comunidades onde serão realizados os cursos.
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar o NIS da Família (Número de Inscrição Social), CPF, carteira de identidade e comprovante de escolaridade. Os cursos do Pronatec são destinados para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, que possuem CPF e cadastro no CadÚnico ou renda per capita de até R$ 70 mensais.
As inscrições seguem até o dia 17 deste mês ou até enquanto durarem as vagas. A aula inaugural está prevista para acontecer no dia 5 de março, às 8h, na Cidade do Saber.
Com carga horária de 160 a 240 horas, os cursos serão oferecidos pelo SENAI, SENAC, IFBA e IF Baiano (Instituto Federal Baiano). Dentre as áreas de abrangência estão auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, caldeireiro, montador de andaime, modelista, garçom, auxiliar de cozinha, padeiro, programador web, auxiliar em administração de redes, desenhista da construção civil, dentre outros. As instituições irão oferecer o material didático, fardamento, alimentação e transporte.
Em Camaçari, o Pronatec é coordenado pela Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão). A iniciativa integra o Plano Nacional Brasil Sem Miséria, do governo federal, ao qual o Município aderiu com a criação do Programa de Superação da Pobreza Extrema de Camaçari. Mais informações sobre os cursos do Pronatec podem ser obtidas através do telefone 3644-5788.

Mais de 300 pessoas procuraram os cursos do Pronatec -