O primeiro dia de matrícula dos novos alunos da rede municipal de ensino segue de forma tranquila. Os pais e responsáveis, que procuraram uma das 100 escolas de ensino de Camaçari no início desta manhã (08/01), não tiveram problemas para matricular as crianças.
O processo de matrícula dos novos alunos segue até o dia 25 de janeiro e pode ser realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, com exceção das escolas que ofertam vagas para o ensino noturno e funcionarão até às 21h.
Segundo o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a proposta é de atender todas as solicitações de matrícula. Ainda segundo ele, 80% das 50 mil vagas disponíveis para as escolas públicas municipais foram preenchidas durante o processo de renovação de matrícula.
Agora, o secretário espera repetir o sucesso da primeira fase durante o processo de inscrição dos novos alunos. “Pedimos aos pais e responsáveis que não deixem de matricular as crianças em idade escolar”, disse.
A diretora do Centro de Educação Municipal Paulo Freire, localizado no bairro Nova Vitória, Alexandra Pereira, contou que a demanda para a unidade tem sido grande e a expectativa é de que complete a capacidade das 36 turmas distribuídas nos três turnos, de forma a atender cerca de 700 alunos do 1º ao 8º ano.
Moradora do bairro Nova Vitória, a doméstica Odacir Alves fez questão de garantir a vaga do filho de 12 anos no Centro Educacional Paulo Freire. Segundo ela, a escolha por inscrever o filho no 5º ano do ensino fundamental na unidade foi em função da proximidade de casa.
Recém-inaugurado, o Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária teve uma procura também grande no primeiro dia de matrícula dos alunos novos. “Está tudo dentro da expectativa”, disse o diretor do colégio, Fabiano Dantas, ao informar que às 9h já havia distribuído 170 das 200 senhas de atendimento diário. Excepcionalmente, no São Tomaz o processo de matrícula vai das 8h às 14h e das 17h às 20h.